Atps aluminio 2012

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anhanguera

Alumínio.
Um estudo das propriedades, aplicações e meios de obtenção deste elemento

Aluno: Acácio Manta da costa
RA: 5661131799
Química
Prof.: Tatiana Lucia Santos Nogueira

Niterói – Rj
Setembro de 2012

1. O alumínio é um elemento químico de símbolo Al de número atômico 13 (treze Prótons e treze elétrons) com massa atômica 27 u. Na temperatura ambiente é sólido, sendoo elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza , condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente nas soluções de engenharia aeronáutica. Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida útil e a estabilidade do seu valor, a elevada quantidade de energianecessária para a sua obtenção reduzem sobremaneira o seu campo de aplicação, além das implicações ecológicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem, ou mesmo de produção do alumínio primário.
A bauxita, rocha que deu nome ao minério de alumínio, foi identificada pela primeira vez em 1821, na localidade de Les Baux, no sul da França, por Berthier. Nessa época o metal alumínio aindanão era conhecido.

Sendo o mais moderno dos metais comuns, o alumínio foi isolado em 1825 e introduzido ao público em 1855. O seu desconhecimento ao longo do tempo, deve-se ao fato de que, ao contrário de outros elementos metálicos (cobre ou ferro), ele não ocorre naturalmente em sua forma metálica, existindo sempre em combinação com outros elementos, principalmente o oxigênio, com o qualforma um óxido extremamente duro, conhecido como alumina.

Foi então que em 1808, Humphrey Davy conseguiu provar a existência do alumínio, dando-lhe este nome. Após este fato, em 1825, o físico alemão Hans Christian Oersted isolou pela
primeira vez o metal, enquanto a primeira obtenção industrial do alumínio por via química
foi realizada por Sainte-Claire Deville, em 1854.

Já nesse período,percebeu-se a grande possibilidade de aplicação que o metal teria em
diversos setores da indústria, por suas características em relação aos outros metais até então
utilizados.
(Isótopos) O alumínio possui nove isótopos cuja massa atômica variam entre 23 e 30 u. Somente o Al-27, estável, e o Al-26, radioativo com uma vida média de 7,2×105 anos, são encontrados na natureza. O Al-26 é produzido naatmosfera a partir do bombardeamento do argônio por raios cósmicos e prótons Os isótopos têm aplicação prática na datação de sedimentos marinhos, gelos glaciais, meteoritos etc. A relação Al-26 / Be-10 é empregada na análise de processos de transporte, deposição, sedimentação e erosão a escalas de tempo de milhões de anos.
O Al-26 cosmogênico se aplicou primeiro nos estudos da Lua e dosmeteoritos. Estes corpos espaciais se encontram submetidos a intensos bombardeios de raios cósmicos durante suas viagens espaciais, produzindo-se uma quantidade significativa de Al-26. Após o impacto contra a Terra a atmosfera que filtra os raios cósmicos detém a produção de Al-26, permitindo determinar a época em que o meteorito caiu.

2. Características principais do alumínio: O alumínio é um metalleve, macio e resistente. Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de óxidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar. O alumínio não é tóxico como metal, não-magnético, e não cria faíscas quando exposto a atrito. O alumínio puro possui tensão de cerca de19 megapascais (MPa) e 400 MPa se inserido dentro de uma liga. Sua densidade é aproximadamente de um terço do aço oucobre. É muito maleável, muito dúctil, apto para a mecanização e fundição, além de ter uma excelente resistência à corrosão e durabilidade devido à camada protetora de óxido. É o segundo metal mais maleável, sendo o primeiro o ouro, e o sexto mais dúctil. Por ser um bom condutor de calor, é muito utilizado em panelas de cozinha.

3. Reservas: Geograficamente, a maior parte das reservas do mundo...
tracking img