Auto estima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O poder da auto-estima 
O segredo para alcançar a felicidade em qualquer fase da vida é manter a auto-estima no auge.
A meia idade é realmente uma fase complicada. A auto-estima é colocada à provano dia-a-dia de cada um. Muitas pessoas se sentem diminuídas, tristes e impotentes, ainda mais quando há o agravamento de doenças crônicas.
Viva Saúde: Pq conservar a auto-estima faz tão bem para oser humano?

Mariuza Pregnolato: Porque sem uma boa auto-estima não somos capazes de ver valor em nós mesmos e, portanto, também não daremos, aos outros, muitas oportunidades para nos valorizar. Umpaciente explicou isso de um modo bastante claro, quando deu-se conta da importância de amar a si mesmo: “Quando não me cuido, sinto-me um lixo. Só quando vejo que estou bonito e atraente é quesinto-me mais confiante e seguro de que poderei despertar o interesse ou a admiração das pessoas. E isso sempre acontece. É porque já estou admirando a mim mesmo de antemão.” 
É comum depararmo-nos, emnosso país, com queixas de ceticismo e desesperança, quando acompanhamos ou cuidamos de pessoas idosas, que lamuriam a falta de perspectiva dessa etapa da vida. Dizem-nos das saudades de sua juventude, desua falta de motivação para continuar vivendo, de sua “certeza” de que não têm mais nenhum papel a cumprir. Ao mesmo tempo, observamos outros idosos, aparentemente alegres e satisfeitos, que nosdeixam a impressão de estarem vivendo de forma plena sua velhice. A idade não explica tais diferenças, pois ela, por si só, não discrimina entre os bem e os mal-sucedidos.
A auto-estima tem doiscomponentes inter-relacionados. Um deles é o senso básico de confiança diante dos desafios da vida: a auto-eficiência. O outro, o senso de merecer a felicidade: o auto-respeito. 
O primeiro é a confiança nofuncionamento mental, na capacidade de pensar, compreender, aprender, escolher e tomar decisões; é a confiança em nossas capacidades para entender os fatos da realidade que pertencem à esfera dos...
tracking img