Auto estima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Auto – estima
INTRODUÇÃO
A auto – estima é a base do crescimento positivo nas relações humanas, no aprendizado, na criatividade e na responsabilidade pessoal. È o “cimento” que une as personalidades das crianças em estruturas positivas, integradas e eficientes. Em cada uma das etapas da vida de uma criança, sua auto estima determina o grau em que ela pode usar os recursos pessoais e opotencial com que nasceu. As crianças sempre fazem determinadas coisas por uma razão. Nossos esforços para orientá-las de maneira positiva dependem, em grande parte, de nossa capacidade de entender as razões ou os motivos que inspiram suas ações. Muitas vezes, estes motivos estão “ no ocultos” : resultam de sentimentos ou percepções que estão “no intimo” da criança e talvez ela não tenha a faculdade denos dizer o que significam. Embora os pais e professores não controlem tudo o que ocorre com as crianças, podemos influenciar amplas áreas de suas atividades e a elas reagir de maneira mais apropriada, no momento em que as crianças estiverem sofrendo uma pressão em suas vidas. Quando as crianças tem forte senso de auto – estima, sente –se bem ! Se a auto –estima está em baixa, elas se sentem mal.A chave que abre nossa compreensão de ajuda - la a sentir bem com maior frequência é observar como elas se comportam em diferentes situações.
1 - O que é auto - estima e porque é importante?
A auto – estima e o efeito que ela exerce em todas as etapas da vida da criança. As crianças com pouca auto- estima não são menos “ incapacitadas” do que as pessoas com grave deficiência física. A poucaauto – estima limita a capacidade de alcançar sucesso na aprendizagem, nos relacionamentos humanos e em toda as áreas produtivas da vida. A auto- estima é um sentimento que sempre expressa na maneira como as pessoas agem. Observamos a auto – estima nas crianças mediante o que elas fazem e como fazem as coisas. A auto –estima é diferente do conceito de si mesmo, embora muitas vezes as duas idéiasse confundam. A criança tem opiniões sobre si mesma, a respeito do que realiza bem ou mal, de suas preferencias, daquilo que gosta ou detesta, dos papeis que desempenha em relação a outras pessoas e dos padrões que possui . Talvez tenha preferencia por esportes, mas se recusa a participar de equipes na escola. O conceito de si mesmo e a auto – estima relacionam –se porque o senso de satisfaçãopessoal da criança aumenta quando: - Ela expressa como sucesso o conceito que tem si mesma em seu desempenho: isto é, quando considera boa atleta, completa o circulo das bases do jogo de futebol. – Ela vive de acordo com os padrões pessoais associados a o conceito que faz de si mesma: isto é. Quando valoriza suas habilidades acadêmicas, tira a nota mais alta na prova , ex: matemática. – Tem oconceito que faz de si própria confirmado pelos outros : isto é, quando as pessoas elogiam o desenho da criança.
Característica da criança que tem muita auto – estima e da que tem pouca auto - estima
A criança com muita auto estima . . .
- Tem orgulho de suas realizações
- Age com independência
- Tolera bem as frustrações
- Enfrenta com entusiasmo novos desafios
- Sente capaz de influenciaros outros
- Demonstra uma ampla serie de emoções e sentimentos
A criança com pouca baixa – estima
- Evita situações que provocam ansiedade
- Rebaixa os talentos que tem
- Sente que os outros não valorizam
- Culpam os outros pelas próprias fraquezas
- E influenciada pelos outros com facilidade
- Torna - se defensiva e fica frustrada com facilidade
- Sente - se impotente
A auto – estimacresce e decresce. Quando as crianças tem muita ou pouca auto – estima costumam apresentar as características acima, mas todas as crianças as demonstram de vez em quando.
A auto- estima e o desempenho escolar
A auto- estima é um dos mais importantes fatores que influenciam o aproveitamento escolar. Pode ser que crianças com inteligência superior, mas com pouca auto – estima, saiam –se mal...
tracking img