Atp ahanguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTATÍSTICA: Conceitos iniciais

1. Introdução – Breve histórico

O termo Estatística provém da palavra Estado e foi utilizado originalmente para denominar levantamentos de dados, cuja finalidade era orientar o Estado em suas decisões.
Neste sentido foi utilizado em épocas remotas para determinar o valor dos impostos cobrados dos cidadãos, para determinar a estratégia deuma nova batalha em guerras que se caracterizavam por uma sucessão de batalhas. (Era fundamental aos comandantes saber de quantos homens, armas, cavalos etc. dispunham após a última batalha.)
Atualmente, a estatística é definida da seguinte forma:
Estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos.
Aestatística teve acelerado desenvolvimento a partir do século VXII, com os estudos de Bernoulli, Pascal, Laplace, Gauss, Galton, Pearson, Fisher, Poisson e outros que estabeleceram suas características atuais.
Ela não alcançou ainda um estado definitivo. Continua a progredir na razão direta do desejo de investigação.
A Estatística é considerada por alguns autores como Ciência nosentido do estudo de uma população. É considerada como método quando utilizada como instrumento por outra Ciência.
A Estatística mantém com a Matemática uma relação de dependência, solicitando-lhe auxílio, sem o qual não poderia desenvolver-se.
Com as outras Ciências mantém a relação de complemento, quando utilizada como instrumento de pesquisa.
Em especial esta últimaé a relação que a Estatística mantém com a Administração, Economia, Ciências Contábeis, servindo como instrumento auxiliar na tomada de decisões.
Portanto, a Estatística fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.
As estatísticas são usadas para tomar decisão. Por exemplo:. a relação entre o número de vagas e o número de candidatos de cada curso dá idéia da probabilidade de aprovação.
. as estatísticas de trânsito são úteis para organizar o policiamento.
. nos horários de pico (horário nobre) , o preço da propaganda é, evidentemente, maior.
Usam-se, também, os conhecimentos de Estatística em outras áreas tão diversas como Engenharia,Medicina, Agronomia, Psicologia, Pedagogia, etc.

2. Objetivo da Estatística
Estatística tem como objetivo o estudo dos fenômenos coletivos.

3. Variáveis
Variável é, convencionalmente, o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno.

3.1. Qualitativa: quando seus valores são expressos por atributos: sexo (masculino - feminino), cor da pele, estado civil, etc.

3.2.Quantitativa: quando seus valores são expressos em números: salário, idade, número de filhos, etc. Uma variável quantitativa que pode assumir, teoricamente, qualquer valor entre dois limites recebe o nome de variável contínua; uma variável que só pode assumir valores pertencentes a um conjunto enumerável recebe o nome de variável discreta.



Assim, o número de alunos de uma escola podeassumir qualquer um dos valores do conjunto N = {1, 2, 3, ..., 58, ...}, porém, nunca valores como: 2,5 ou 3,78 ou 4,325 etc. Logo, é uma variável discreta. Já o peso desses alunos é uma variável contínua, pois um dos alunos tanto pode pesar 72 kg, como 72,5 kg, como 72,54 kg etc., dependendo esse valor da precisão da medida.
De um modo geral, as medições dão origem a variáveiscontínuas e as contagens ou enumerações, a variáveis discretas.

Exercícios

1) Classifique as variáveis em qualitativas ou quantitativas:
a) cor dos cabelos dos alunos de uma escola.
b) número de filhos de casais residentes em uma determinada rua.
c) o ponto obtido em cada jogada de um dado.
d) naturalidade das pessoas que vivem na cidade de São Paulo.
e) escolaridade...
tracking img