Tcc -105

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NTRODUÇÃO

Neste trabalho, relata-se sobre a diferença entre RESERVAS e PROVISÕES, conforme a definição de alguns autores e a conclusão a que se chegam, inclusive, observando o que fala a Lei6404/76, onde são feitas comparações do entendimento e interpretação dos mesmos, observando os pontos que têm em comum.
A pesquisa abrangeu as literaturas existentes e acessíveis, onde os autores faziam acorrelação entre elas, e colocá-la em forma de fichário.


DIFERENÇAS ENTRE RESERVAS E PROVISÕES

DEFINIÇÕES

FRANCO, Hilário. Contabilidade Geral. 23. Ed. São Paulo: Atlas, 1996, 404 p.RESERVA"É uma parcela destacada do lucro líquido, que se delibera não distribuir, mas destinar ao reforço de capital. Nas economias inflacionárias a reserva pode também originar-se de correção de bensativos (Reserva de Correção Monetária ou Reserva de Correção Monetária do Capital, hoje revogadas pela legislação brasileira) ou da atualização do valor dos bens do ativo imobilizado (Reserva deReavaliação)." (p.402)PROVISÕES"Destinam-se a registrar reduções, certas ou prováveis, a se verificarem no ativo (depreciações, amortizações de despesas, riscos de crédito, sinistros etc.), ou de aumentos depassivo (contingências fiscais, cambiais, contratuais ou trabalhistas)." (p.402)


SÁ, Antônio Lopes de. Fundamentos da Contabilidade Geral. Belo Horizonte: UNA Editoria, 2000, 368 p.RESERVA"Acréscimo do capital que se deriva de lucros, aportes ou reavaliações." (p.348)PROVISÕES"Existência de um bem; valor que representa uma das partes dos resultados e que se acumula para fins de pagamentos oupara ocorrer a eventualidades; armazenamento de bens)." (p.344)


GONÇALVES, Eugênio Celso, BAPTISTA, Antônio Eustáquio. Contabilidade Geral. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 1994, 417 p.
RESERVA"Sãoparcelas que representam elementos patrimoniais sem qualquer característica de exigibilidade atual ou futura.Se um elemento patrimonial, até então classificado em uma conta de reserva, passa a Ter...
tracking img