Atos processuais-nulidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nulidade.

O ato processual nulo, é aquele que existe em todos os aspectos; histórico, material e jurídico.
Todavia, padece de algum tipo de vicio, devido a não adequação ao modelo previstona lei. De acordo com FRDERICO MARQUES, a nulidade seria uma sanção pelo fato de que o ato não foi praticado conforme o modelo legal.
Alguns doutrinadores consideram a nulidade sob um duploaspecto, como defeito e como sanção. Como defeito, pelo fato de o ato ser destoante ao modelo legal; como sanção, importa em saber se o ato, no caso concreto, pode ou não ser aproveitado, considerando odefeito presente no ato.
Porém a doutrina dominante assevera que, a nulidade é uma sanção à atipicidade do ato, isto é, caso o ato praticado seja atípico, inadequado ao modelo legal, seráineficaz e até invalido.
São descritas por SIDNEI AMENDOEIRA JR. nulidades absolutas e relativas; considerando que as relativas podem ser declaradas somente a pedido das partes, pois, são sanáveis; eque as nulidades absolutas podem ser declaradas de ofício pelo juízo, visto que o ato infringiu algum requisito considerado pela lei como essencial ao bom andamento do feito e da própria tutelajurisdicional; assim a nulidade relativa seria sanável ao passo que a absoluta seria insanável.
A nulidade é uma solução extrema para o vicio do ato processual, e só deve ser declarada quando nãohouver outra solução melhor, conforme ensina CARNELUTTI.
Portanto, considera-se a nulidade uma sanção ao ato praticado de forma atípica. O ato praticado de tal maneira existe e, produz efeitos até quea nulidade seja decretada pelo juízo.
O ato atípico possui uma imperfeição que, o torna em primeiro momento irregular, e sua irregularidade não gera necessariamente sua nulidade. A nulidade é uma“imperfeição qualificada”; o ato imperfeito é valido e produtor de efeitos, até que um pronunciaamento judicial lhe tire a validade. Assim a irregularidade do ato será “punida com a sanção da...
tracking img