Biografia de ana maria machado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ana Maria Machado

Vida e Obra

Nascida em 24 de dezembro em Santa Tereza, Rio de Janeiro, Ana Maria Machado é conhecida por dedicar-se a literatura infantil. Estudou no Museu de Arte Moderna doRio de Janeiro e no MoMa de Nova York. Suas obras e prêmios recebidos são inúmeros, apenas no Brasil são mais de 100 mil livros publicados. Sua carreira teve inicio na pintura, onde era seu objetivoinicial, mais depois de doze anos resolveu dedicar-se as palavras, tornando-se professora em colégios e faculdades.
Ana passa por um momento conturbado, onde é enviada para o exílio em plena ditaduramilitar. Junto com ela seguia para a Europa a convite da revista recreio algumas copias de histórias infantis das quais estava escrevendo. Ao chegar, passou por um período difícil onde teve que lutarpela sua sobrevivência e pela do seu filho ainda pequeno. Em Paris, Ana trabalhou na revista Elle, como jornalista além de se tornar professora na Sorbonne.
No final de 1972, ela volta ao Brasil,onde começa a trabalhar no Jornal do Brasil, tornando-se logo depois chefe do setor de Radiojornalismo durante sete anos. Seu sucesso torna-se imenso ao lançar o livro “Historia meio ao contrário” noano de 1977, gerando assim várias outras publicações e prêmios. Com a intenção de ter um espaço para que as crianças pudessem ler e principalmente encontrar bons livros, Ana inaugura a LivrariaMalasartes em 1979.
Sua carreira no jornalismo foi deixada em 1980, para que então ela pudesse dedicar-se ao que mais gostava, ou seja, escrever seus livros. Em 2001 recebe o maior premio da AcademiaBrasileira de Letras o Machado de Assis, pelo conjunto da obra. Dois anos após, Ana substitui o Dr. Evandro Lins e Silva, ocupando a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras. Foi a primeiraescritora de livros infantis a fazer parte da ABL.

Algumas obras premiadas:
Era uma vez três (- Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte, 1980);
História meio ao contrário (Prêmio João de Barro,...
tracking img