Atmosferas explosivas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS EM ATMOSFERAS POTENCIALMENTE EXPLOSIVAS – RISCOS E ASPECTOS LEGAIS



INTRODUÇÃO

A presença de produtos inflamáveis na indústria de processo (química, petroquímica e de petróleo) é inerente à sua atividade. Como conseqüência, a instalação elétrica nesses locais necessita ter tratamento especial, uma vez que os níveis de energia presentes em suaspartes e equipamentos supera em muito, na grande maioria dos casos, aqueles mínimos necessários para iniciar um incêndio ou uma explosão.
[pic]

A primeira ação é AVALIAR O GRAU DE RISCO encontrado no local. Significa que se tivermos um mapa do ambiente industrial que mostre qual é a probabilidade de presença de mistura explosiva nesse ambiente e além disso nos mostre em que extensão essa misturaexplosiva poderá acontecer, isto nos auxiliará na seleção e aplicação dos equipamentos elétricos.

Sem dúvida, esse é o primeiro passo, ou seja, vamos determinar:

1. Tipo de substância que pode estar presente no local;
2. A probabilidade com que essa substância pode ocorrer;
3. Volume de risco, que nada mais é do que a extensão da área onde essa mistura poderá serencontrada.

Isto é o que chamamos de:


C L A S S I F I C A Ç Ã O D E Á R E A S


Depois de feita essa CLASSIFICAÇÃO DE ÁREAS pode-se passar para a fase seguinte que é referente ao EQUIPAMENTO ELÉTRICO, ou seja:

QUE CUIDADOS ESPECIAIS DEVEM TER OS EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS E SEUS ACESSÓRIOS PARA QUE NÃO SE CONSTITUAM NUMA FONTE DE IGNIÇÃO?

Observe que o objetivo de tudo issoé evitar sempre que haja um encontro fatídico entre uma mistura inflamável e a energia elétrica presente nos equipamentos elétricos e seus acessórios. Visualizando, temos:

Nesse caso, levar-se-á em conta que os equipamentos elétricos que operam em ambientes com possibilidade de presença de material inflamável são equipamentos especiais, que devem ter incorporados os REQUISITOS CONSTRUTIVOSespeciais que o tornam adequados à operação em atmosferas potencialmente explosivas.

Onde encontramos esses requisitos construtivos especiais?


Estão especificados nas NORMAS TÉCNICAS respectivas.












Mas que garantia o usuário tem de que esses requisitos construtivos especiais previstos pelas normas técnicas foram incorporados ao equipamento durante a suaconstrução?


A garantia de que o equipamento foi construído de acordo com essas normas técnicas é dada pelo processo de CERTIFICAÇÃO, que no caso específico de equipamentos elétricos e eletrônicos para atmosferas potencialmente explosivas é de caráter compulsório no Brasil.


As normas técnicas sobre esse assunto, definem várias alternativas construtivas para esses equipamentoselétricos, alternativas essas que são chamadas de TIPOS DE PROTEÇÃO.

Após definida a classificação de áreas, e após escolhidos os tipos de proteção que serão aplicados naqueles ambientes, deve-se levar em conta que a MONTAGEM DESSES EQUIPAMENTOS requer também a aplicação de requisitos especiais, que se não forem cumpridos, poderão invalidar toda a busca pelo alto nível de segurança. Do mesmo modo,após a entrada em operação da unidade industrial, quando os equipamentos sofrerão MANUTENÇÃO, e serão operados, estes poderão sofrer alterações que podem também invalidar o seu tipo de proteção tornando a instalação insegura. Por isso, deve-se acrescentar às etapas mencionadas, os cuidados com a montagem, manutenção e operação.


Ou seja:


















Se todas essasfases forem cumpridas, podemos dizer então que conseguimos atingir um alto nível de segurança na instalação elétrica, ou seja, teremos uma INSTALAÇÃO OK.




Levando em conta que durante a vida útil da unidade, a instalação elétrica como um todo, poderá estar sujeita a diversos tipos de agressão, como por exemplo:
ataque químico;
intempérie;
envelhecimento...
tracking img