A importancia do ludico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância do lúdico na sala de aula.
O principal objetivo: apresentar reflexões sobre a importância do brincar, especialmente, conhecendo a história das brincadeiras infantis e seu valor nasocialização infantil. Para tal, precisamos considerar o brincar como um processo que envolve uma variedade de comportamentos e oportunidades que se fazem presentes no universo infantil.
A brincadeiraé universal, facilita o crescimento, as relações sociais, amplia a comunicação consigo e com os outros, dando oportunidade á criança de expressar os seus sentimentos e emoções. Brincar deriva do latimvinculum, que significa laço, união e criação de vínculos.
É significativa a influência das brincadeiras no desenvolvimento de uma criança, principalmente quando ela interage e se envolve numasituação imaginária, apresentando novos comportamentos, livres de restrições impostas pelo ambiente.
Contribuindo para a discussão sobre o tema, Vygotsky (1998, p.130) afirma que “ [...] a criação de umasituação imaginária não é algo fortuito na vida da criança; pela contrário, é a primeira manifestação da emancipação da criança em relação às restrições situacionais”. Neste sentido, é necessárioatentar para a seriedade do brincar, buscando prazer sem culpas, medos e ansiedades, respeitando as ações espontâneas das crianças, sua maneira de ser e de pensar, para poder, também, colaborarsignificativamente na construção das identidades destas.
As crianças, muitas vezes, deparam-se com dilemas morais em relação aos seus desejos, respostas, escolhas, e as ordens e normas propostas pelo mundoadulto. Mundo, este, que não vê o brincar como algo livre e de motivação intrínseca, que carrega o medo de errar e que não traz expectativas, impossibilitando a espontaneidade e o prazer sem culpas.Assim, o ato de brincar é um ato de criação, quando permite que as crianças encontrem maneiras novas de lidar com determinados dilemas, novas experiências, confirmando ou negando as conexões que...
tracking img