3

1. INTRODUÇÃO

O objetivo da Auditoria Contábil é analisar a empresa e as suas demonstrações financeiras com o intuito de se emitir um parecer da real situação desta. No entanto, a opinião doauditor deve estar baseada em evidências válidas e confiáveis. Essas evidências por sua vez, são obtidas através dos procedimentos de auditoria. Os procedimentos de auditoria são técnicas que permitemao auditor obter evidências a fim de formar a sua opinião sobre a companhia auditada. Como os procedimentos são parte essencial à atividade de auditoria, este trabalho se propõe a fornecer uma visãogeral sobre o que e quais são os principais procedimentos de auditoria, bem com esclarecer alguns conceitos referentes ao assunto importantes para quem estar iniciando o estudo na área.

4

2.INVESTIMENTOS

De acordo com Almeida (2010), as empresas investem seus recursos com várias finalidades, como por exemplo: tornar rentável o excesso temporário de dinheiro em bancos, estabelecerrelações satisfatórias com outras empresas, estender suas operações ou diversificá-las por meio da criação de novas empresas, entre outros objetivos. Conforme a Instrução n° 247/96 da CVM, os investimentospermanentes de companhia aberta em coligadas, suas equiparadas e em controladas, localizadas no país e no exterior, devem ser avaliados pelo método de equivalência patrimonial. A equivalênciapatrimonial é uma forma de determinar o valor dos investimentos de uma companhia, denominada de investidora ou controlada, em outra, denominada de investida, coligada ou equiparada.

2.1. Das sociedadescoligadas e controladas

Segundo a Instrução n° 247/96, consideram-se coligadas as sociedades quando uma participa com 10 % (dez por cento) ou mais do capital social da outra, sem controlá-la.Equiparam-se às coligadas: a) as sociedades quando uma participa indiretamente com 10% (dez por cento) ou mais do capital votante da outra, sem controlá-la; b) as sociedades quando uma participa diretamente... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 06). Ativo permanente. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ativo-Permanente/41380.html

MLA

"Ativo permanente" TrabalhosFeitos.com. 06 2011. 2011. 06 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ativo-Permanente/41380.html>.

MLA 7

"Ativo permanente." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2011. Web. 06 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ativo-Permanente/41380.html>.

CHICAGO

"Ativo permanente." TrabalhosFeitos.com. 06, 2011. Acessado 06, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ativo-Permanente/41380.html.