Ativo permanente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1890 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
3

1. INTRODUÇÃO

O objetivo da Auditoria Contábil é analisar a empresa e as suas demonstrações financeiras com o intuito de se emitir um parecer da real situação desta. No entanto, a opinião do auditor deve estar baseada em evidências válidas e confiáveis. Essas evidências por sua vez, são obtidas através dos procedimentos de auditoria. Os procedimentos de auditoria são técnicas que permitemao auditor obter evidências a fim de formar a sua opinião sobre a companhia auditada. Como os procedimentos são parte essencial à atividade de auditoria, este trabalho se propõe a fornecer uma visão geral sobre o que e quais são os principais procedimentos de auditoria, bem com esclarecer alguns conceitos referentes ao assunto importantes para quem estar iniciando o estudo na área.

4

2.INVESTIMENTOS

De acordo com Almeida (2010), as empresas investem seus recursos com várias finalidades, como por exemplo: tornar rentável o excesso temporário de dinheiro em bancos, estabelecer relações satisfatórias com outras empresas, estender suas operações ou diversificá-las por meio da criação de novas empresas, entre outros objetivos. Conforme a Instrução n° 247/96 da CVM, os investimentospermanentes de companhia aberta em coligadas, suas equiparadas e em controladas, localizadas no país e no exterior, devem ser avaliados pelo método de equivalência patrimonial. A equivalência patrimonial é uma forma de determinar o valor dos investimentos de uma companhia, denominada de investidora ou controlada, em outra, denominada de investida, coligada ou equiparada.

2.1. Das sociedadescoligadas e controladas

Segundo a Instrução n° 247/96, consideram-se coligadas as sociedades quando uma participa com 10 % (dez por cento) ou mais do capital social da outra, sem controlá-la. Equiparam-se às coligadas: a) as sociedades quando uma participa indiretamente com 10% (dez por cento) ou mais do capital votante da outra, sem controlá-la; b) as sociedades quando uma participa diretamentecom 10% (dez por cento) ou mais do capital votante da outra, sem controlá-la, independentemente do percentual da participação no capital total. Considera-se controlada a sociedade na qual a investidora, diretamente ou indiretamente, seja titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente: a) preponderância nas deliberações sociais; e b) o poder de eleger ou destituir a maioria dosadministradores.

5

2.2. Da avaliação do investimento pela equivalência patrimonial

De acordo com Almeida (2010), o cálculo do investimento pelo método de equivalência patrimonial da investidora, será obtido aplicando-se o percentual de participação no capital social da sociedade controlada ou coligada sobre o valor de seu patrimônio líquido, fazendo as seguintes observações com relação àsociedade investida: • O patrimônio líquido deve ser levantado na mesma data do balanço da controladora ou até sessenta dias antes; • Se o patrimônio líquido for apurado em data anterior à do balanço da sociedade investidora, deverão ser feitos para registrar os fatos extraordinários ocorridos no período; • Se os critérios contábeis forem diferentes entre a sociedade investidora e a investida,deverão ser feitos ajustes no patrimônio líquido da investida para eliminar essas diferenças; • Deverão ser eliminados os resultados não realizados do patrimônio líquido da sociedade investida, decorrentes de transações entre a controladora e a controlada ou coligada.

2.3. Método de custo

Conforme Attie (2010), para os investimentos mantidos pela empresa que não se enquadrem na avaliação pelométodo de equivalência patrimonial, pode-se aplicar o método de custo que representa o valor de custo da aquisição do investimento acrescido das movimentações subseqüentes de aquisição ou baixas.

6

2.4. Auditoria dos investimentos

Conforme Attie (2010) é necessário fazer a revisão do controle interno da empresa a ser auditada, pois essa revisão irá determinar quais os procedimentos de...
tracking img