Atividades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária de Gondomar Departamento de Línguas Românicas Fichas de Recursos
Nº 25 data: 3 de Janeiro de 07 Tema : Poesia na sala de aula

A Poesia na sala de aula - texto de Luísa Matos

Sugestões de Actividades

1. Tempos de poesia na sala de aula O minuto da poesia Na transição entre duas actividades diferentes, pode facilmente incluir-se um minuto dedicado à poesia, utilizandolivros de poesia, instrumentos musicais e eventualmente uma campainha para dar início a este momento que se quer muito especial. No 1º Ciclo, a fim de criar um ambiente lúdico e atractivo, o professor pode ainda usar um chapéu ou outro adereço, como símbolo do “tempo poético”. Os livros utilizados devem ser mostrados aos alunos, identificados com o nome do poeta, ou dos poetas, se se tratar de umacolectânea. Pode também chamar-se a atenção dos alunos para a capa ou para as ilustrações. No final da leitura, o livro deve ser disponibilizado aos alunos que o desejem manusear ou ler outros poemas. O quarto de hora de poesia Dedicar um quarto de hora à leitura de poemas é uma actividade a realizar preferencialmente uma ou duas vezes por semana. Recomenda-se uma actividade de impregnação, ou sejauma leitura sugestiva, sem análise nem debate que procura apenas suscitar a fruição. Recomenda-se ainda que o professor procure apresentar poetas e estilos diferentes e que procure adequar a entoação da leitura ao conteúdo do poema. A hora da poesia Uma hora de poesia na aula exige trabalho de preparação intensa por parte do professor e só é recomendável para alunos já motivados para este tipo deactividade. A frequência mais adequada tem de ser decidida em função da turma, mas de uma maneira geral pode realizar-se com êxito uma ou duas vezes por mês.

Além da leitura dos poemas seleccionados, justifica-se o debate, a análise do conteúdo e dos recursos linguísticos, comentários escritos e outras actividades.

A semana da poesia Quando se decide dedicar uma semana à poesia é possíveldesejável que a escola se envolva e que colaborem professores de várias disciplinas, bem como pais e outros familiares que desejem participar. As actividades podem incluir: • • • • • • • • • • • encontros poéticos entre turmas; espectáculos de poesia com (ou sem) acompanhamento musical, envolvendo (ou não) dramatização; escrita intensiva de poemas durante toda a semana; concursos de leitura depoemas; jogos florais; exposição de poemas ilustrados, por toda a escola; troca de mensagens entre turmas, escritas em verso e apresentadas em diversossuporte; enigmas em verso para propor a outras turmas ou para rally papers; encontros com poetas; correspondência poética entre escolas do mesmo agrupamento ou de agrupamentos diferentes; selecção dos poemas preferidos dos alunos ou da turma eapresentação das escolhas à escola em cartazes ilustrados. 2. Diferentes modalidades de integração da poesia na sala de aula Modalidades de integração Lê poesia aos alunos todos os dias. Encoraja os alunos a lerem eles próprios poesia e a relerem certos poemas. Imersão Apresenta diferentes antologias de poemas. Incita os alunos a coleccionarem poemas (antologia pessoal ou antologia de grupo constituídaspor tema, poeta, forma, etc.). Actividades do professor

Suscita interpretações de poemas para debate, representação dramática com música ou dança, ilustrações de poemas, etc. Exploração Compara poemas ou poetas. Ajuda a descobrir recursos poéticos. Cria uma atmosfera propícia à elaboração de poemas. Experimentação Proporciona ocasiões de produção colectiva. Encoraja esforços pessoais. Criacondições para que os alunos leiam poemas ou apresentem os seus poemas em diferentes contextos.

3. Diferentes modalidades de leitura de poemas na sala de aula A apresentação oral de poemas exige preparação. O professor deve primeiro sentir o poema para depois o poder partilhar com os alunos. E deve ter treinar para poder usar adequadamente diferentes recursos expressivos, tais como a intensidade...
tracking img