Atividades de logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Medidas de proteção para efeitos da sobrecarga térmica

Como identificar um problema de sobrecarga térmica no ambiente de trabalho? 
Para avaliação de calor, são levados em consideração todos os parâmetros que influenciam na sobrecarga térmica (umidade relativa do ar, velocidade do ar, calor radiante e o tipo de atividade exercida) e que podem estar submetendo os funcionários doestabelecimento a condições inadequadas de trabalho. Combinando todos os parâmetros adequadamente, serão determinados os índices de conforto térmico e de sobrecarga térmica para cada local de trabalho.   
Uma vez que a natureza humana é a mesma em qualquer parte do mundo, conforto térmico possui um conceito que depende da sensibilidade das pessoas, grupos étnicos, situação geográfica, aspecto climáticos, etc,enquanto o conceito de sobrecarga térmica parte de aspectos técnicos bem definidos.
 
     IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA TÉRMICO
                                                     I                                                           I 
SOBRECARGA TÉRMICA                                         CONFORTO TÉRMICO                                             I                                                                            I  
HIGIENE DO TRABALHO (NR-15)                             ERGONOMIA (NR–17)  
NR-15–Anexo 3º: Limites de Tolerância para
Exposição ao Calor.
 
Sobrecarga térmica é a quantidade de energia que o organismo deve dissipar para atingir o equilíbrio térmico. O organismo também gera calor interno, chamado de calor metabólico, por causa da atividade celular, e essa energia interna é a combinação do calor gerado pelo metabolismo e ocalor resultante da atividade física.
 
Como atingir ou manter um equilíbrio térmico?
Para que o equilibro térmico seja mantido, a carga térmica metabólica deve ser dissipada para atingir o equilíbrio térmico. Portanto, o organismo pode perder ou ganhar calor de acordo com as condições ambientais, através dos mecanismos de transmissão de calor.
Um programa de controle da exposição dostrabalhadores ao calor deve atender no mínimo, as questões abaixo.
• Como são realizadas estas medições?
• Qual o ciclo de trabalho adequado?
• Quais são os níveis aceitáveis para o ciclo de trabalho?
• Qual a intensidade de sobrecarga térmica calculada?
• Quais as medidas de controle a serem implantadas?
• Qual o critério de monitoramento médico?
O homem exposto a altastemperaturas tem o rendimento físico e mental diminuído.
É sabido que a exposição, não controlada, ao calor induz a erros de percepção e raciocínio, o que pode desencadear acidente.
 
Qual a importância dos mecanismos de transmissão de calor entre o trabalhador e o meio ambiente de trabalho?
O conhecimento dos mecanismos de transmissão de calor entre o homem e o meio ambiente de trabalho éimportante para que se possa entender, na prática, os índices de sobrecarga térmica e as técnicas de avaliação e melhoria do ambiente.
O calor tende a passar do meio onde a temperatura é maior para outro onde a temperatura é menor, caso não exista um isolamento térmico entre eles.
O organismo é afetado pelo calor ambiente através dos mecanismos naturais de transmissão de calor, que acontecem atravésde três formas básicas de transferência:
• Condução: quando existe um fluxo de calor de um corpo de temperatura maior para outro de temperatura menor.
• Convecção: é a troca térmica ocorrida através de um fluído, normalmente o ar atmosférico;
• Radiação: Quando um corpo de temperatura mais elevada transfere calor, por emissão de radiação infravermelha, para um corpo de temperaturamenor. Este mecanismo é denominado “Calor radiante”.
Fisiologicamente, pode-se falar de um quarto mecanismo:
• Evaporação: Esse fenômeno auxilia o organismo a dissipar calor, cuja ação se intensifica medida que as condições ambientais diminuem as possibilidades de perda de calor por condução (convicção).
A...
tracking img