Atividades da logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades primárias da Logística

As atividades primárias são essências para alcançar os objetivos logísticos de custo e nível de serviços, pois elas podem cooperar com a maior parcela do custo total da logística, e/ou para a coordenação e o desempenho do trabalho logístico.
As atividades primárias são:
Transportes – Tem como função as diversas maneiras de movimentar as matérias-primas e osprodutos de uma empresa. O transporte é responsável pelo maior percentual dos custos logísticos. Quando posicionados adequadamente os produtos agregam valor lugar.
Os modais utilizados são: rodoviário, ferroviário, hidroviário, aeroviário e o dutoviário.
Manutenção de estoques - É responsável pela disponibilização dos produtos aos clientes, com entrega imediata de acordo com o que foi pedido.Tem como função manter os estoques entre a oferta e a demanda.
A manutenção de estoque agrega valor de tempo ao produto.
Processamento de pedidos – Os custos de processamento de pedidos costumam serem menores comparados com os custos de transportes e manutenção de estoques. É um processo importante, pois é um elemento crítico em questão do tempo preciso para conduzir bens e serviços aosclientes. Portanto, o processamento de pedidos é a atividade que dá inicio a movimentação de produtos e a entrega de serviços.

Atividades Secundárias ou de Apoio

As atividades secundárias são importantes, pois elas dão suporte ao progresso das atividades primárias, para que assim possam ter êxito na administração organizacional, ou seja, conservar e gerar clientes com um perfeito atendimento demercado e o contentamento da empresa em obter seu lucro. São as seguintes:
Armazenagem - É o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter os materiais estocados, que podem ser internamente na fábrica, como em locais externos, mais próximos dos clientes. Essa envolve fatores como localização, dimensionamento da área, arranjo físico, equipamentos de movimentação,recuperação do estoque, projeto de docas (plataformas) ou baias de atracações, necessidades de recursos financeiros e humanos.
Manuseio de materiais – Está associado com a armazenagem e também manutenção dos estoques. Essa atividade envolve a movimentação de materiais no local de estocagem que pode ser tanto estoques de matéria-prima como os produtos acabados. Pode ser transferência de materiais de estoquepara o processo produtivo ou deste para o estoque de produtos acabados. Pode ser também a transferência de um depósito para o outro.
Embalagem – Dentro da logística tem como objetivo movimentar produtos como toda a proteção e sem danificá-los além de economicamente razoável. Um bom projeto de embalagem do produto auxilia a garantia perfeita e econômica sem desperdícios. Além disso, dimensõesadequadas de empacotamentos encorajam manuseio e armazenagem eficientes.
Suprimento – É a atividade que proporciona ao produto ficar disponível, no momento exato, para ser utilizado pelo sistema logístico. É o procedimento de avaliação e da seleção das fontes de fornecimento, da definição das quantidades a serem adquiridas, da programação das compras da forma pela qual o produto é comprado.Planejamento - Refere-se primeiramente as quantidades agregadas que devem ser produzidas bem como quando, onde e por quem devem ser fabricadas. E a base que servirá de informações a programação detalhada da produção dentro da fábrica. É o evento que permitirá o cumprimento dos prazos exigidos pelo mercado.
Sistema de informação – São as informações necessárias de custo, procedimentos e desempenhoessenciais para o correto planejamento e controle logístico. Por conseguinte uma base de dados bem estruturado com informações relevantes sobre os clientes, sobre os volumes de vendas, sobre os padrões de entregas e sobre os níveis dos estoques e das disponibilidades físicas e financeiras que servirá com base de apoio a uma administração eficaz das atividades primárias e de apoio ao sistema...
tracking img