Atividades complementares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO PEDAGOGIA
Jabaquara

Vanessa A. Adrian

Atividades Estruturadas
Educação de Jovens e Adultos - EJA

Atividade Estruturada 01

Grupos de estudo

Leitura dos textos: Oito metas do Milênio e Compromisso todos pela educação e apresentar relatório escrito enfocando a educação de jovens e adultos no texto. Disponível: site do MEC: www.mec.gov.br

Acabar com a pobreza e a fome,promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater a Aids, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental, estabelecer uma parceria para o desenvolvimento e atingir a educação básica de qualidade para todos, estas são as oito metas da ONU apresentadas na Declaração do Milênio que pretendem alcançar atéo ano de 2015.
No quesito educação, a meta internacional é garantir educação básica para todos. No caso brasileiro, esse compromisso é uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
A educação é fundamental para garantir o desenvolvimento humano. Entre os desafios está fazer com que o ensino contribua para a superação da pobreza. Existem milhões de crianças, no mundo todoque estão fora da escola. Sanar esta deficiência significa garantir maior acesso a um trabalho digno e condições melhores de vida, o que, além disso, influencia diretamente no desenvolvimento dos países através da qualificação de profissionais e difusão do conhecimento.

A Declaração traz uma série de compromissos concretos que, se cumpridos nos prazos fixados, deverão melhorar o destino dahumanidade deste século.

Atividade Estruturada 02

Pesquisar a evolução de jovens e adultos no Brasil.

Pesquisar a trajetória da educação de jovens e adultos no Brasil a partir da década de 60 e apresentar relatório escrito. Para realizar esta pesquisa você poderá utilizar o acervo bibliográfico da Faculdade, biblioteca ou site especializado.

A alfabetização de jovens e adultos, nadécada de 1960, foi composta de vários movimentos que visavam a educação e cultura popular. Entre esses destacam-se:
MEB – Movimento de Educação de Base;
MCP – Movimento de Cultura Popular;
CPC – Centro Popular de Cultura e
CEPLAR – Campanha de Educação Popular.
Após o golpe militar de 31 de março de 1964, vários desses projetos foram extintos, por seremconsiderados de caráter comunista, sendo que alguns tiveram seus membros perseguidos e exilados. Durante o regime militar surge o MOBRAL. Mas logo após a queda do regime militar o MOBRAL foi substituído pela Fundação EDUCAR extinta em 1990 pelo então governo Collor.
Em 1990 ocorreu o Ano Internacional da Alfabetização, na Tailândia e tinha como finalidade dar importância à educação, principalmente abásica e definir quais os principais problemas que seriam enfrentados para que todos tivessem acesso à educação.
No final de 1990 surge o Programa Nacional de Alfabetização e Cidadania (PNAC), do governo de Fernando Collor de Melo, tinha o objetivo reduzir o índice de analfabetismo em 70% num período de cinco anos, mas o programa não durou nem um ano.
Após 1997, os programas dealfabetização mais marcantes foram o Programa Alfabetização Solidária – PAS e o Programa Brasil Alfabetizado que contam com parcerias firmadas entre o governo e instituições públicas e privadas.
Em Janeiro de 2003 foi criado o Programa Brasil Alfabetizado, do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O programa tem como proposta a erradicação do analfabetismo no Brasil. A Secretaria ExtraordináriaNacional de Erradicação do Analfabetismo – SEEA é a encarregada de organizar e coordenar o programa.
O objetivo do programa não é só a alfabetização mais também a inclusão social de pessoas analfabetas.
O programa conta com a participação do governo, empresas, IES, ONGs, associações e outras organizações de sociedade civil.

Atividade Estruturada 03

Elaboração de quadro...
tracking img