Atividade humanizada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atendimento Humanizado na área da saúde.


Introdução

O que é atividade Humanizada?
A todos seja dado acesso ao que precisam segundo suas necessidades e a cada um as condições para desenvolver e exercitar sua capacidade. Entende-se que cada individuo possui necessidades básicas de subsistência que devem ser supridas e diferenças que caracterizam uns e outros; essas diferenças se tornampeculiaridades que os individualiza, possibilitando canalizar as orientações para desenvolver as capacidades e colocá-las em práticas, especialmente no cuidado com a saúde. Seja qual for humanização pode ser compreendida como uma construção de conhecimentos e abordagens que emerge do indivíduo para indivíduos, conforme as necessidades individuais do outro. Abordar a Humanização é analisar a própriaevolução humana, enfatizar a ética e o relacionamento interpessoal; não se descartou o tema, apenas possibilitou mais espaços para avanços de outras áreas e/ou assuntos de interesses para o desenvolvimento técnico científico, protelando as questões de relacionamentos humanos. Possibilitara intersecção entre a ética, o respeito, dignidade, individualismo entre indivíduos promove a humanização.Portanto, vale ressaltar que mesmo a sociedade valorizando o poder capitalista para sua sobrevivência, seja em qualquer campo dos negócios públicos ou privados, a questão sempre voltará para a qualidade da coletividade, tendo o ser humano como foco principal e riqueza de uma sociedade.
Nós não somos O CAMINHO para a humanização. “A HUMANIZAÇÃO é o caminho”.
(Frase adaptada de Gandhi).Histórico
No que se tem conhecimento o atendimento humanizado deve ter surgido mais ou menos no século XVIII onde o cuidado era prestado em casa somente para pessoas de grande poder aquisitivo, e por muito tempo os hospitais foram uma instituição de assistência dirigida aos pobres.
A partir do conhecimento cientifico e técnico com o aperfeiçoamento dos meios para um diagnóstico mais preciso etratamento efetivo a doença, houve uma inversão no papel dos hospitais, ou seja, ao se abordar técnica e cientificamente a doença, confortar e consolar o doente passou a ser coisas do passado. Já no século XIX com o avanço da microbiologia, que é o estudo dos microrganismos, as doenças passaram a terem uma causa biológica. Também houve a época do positivismo “corpo hígido” = aquele que não possui doenças.Corpo hígido representava e ainda pode representar a ausência de qualquer infecção. Atualmente, no fim do século XX e início do século XXI, há uma preocupação com o uso de tecnologias, controle de gastos e qualidade no atendimento foi ganhando destaque.
Desenvolvimento
Aspectos importantes da humanização:
É Necessário repensar nas práticas das instituições de saúde, buscando diferentes formasde atendimento e de trabalho que preservem o posicionamento ético no contato pessoal e no desenvolvimento de competências relacionais. A doença é permeada por sentimentos que devem ser levados em consideração na relação profissional-cliente e, portanto, presentes nas relações nos serviços de saúde.
O profissional de saúde no processo de humanização:
O profissional da saúde, ao refletirsobreas condições e relações de trabalho e o seu modo de agir, pode inserir-se na realidade, de uma maneira mais crítica e consciente.
Os requisitos para a implantação da humanização:
O número de profissionais adequado às atividades a serem desenvolvidas; Os profissionais devem receber remuneração adequada; Deve haver políticas que favoreçam aos trabalhadores suas reivindicações, quando justas;Espaços que promovam alegria, lazer e repouso, que proporcionem mais tranquilidade na hora de seu descanso assegurado por leis trabalhistas; A valorização e o respeito entre os profissionais que integram a equipe. Acreditamos que tais medidas são difíceis de serem implementadas e, muitas vezes, corre-se o risco da possibilidade da humanização do atendimento ficar restrita à "boa vontade" e esforço...
tracking img