Atividade formativa “o e-formador e os modelos pedagógicos na educação online”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Efólio-B Rui Aberto Ferreira Esteves UC: Educação Aberta e a Distância Atividade Formativa “O e-formador e os modelos pedagógicos na educação online” Objetivos: Nesta atividade formativa os alunos terão de através da bibliografia apresenta ou outra; - Definir os modelos pedagógicos aplicáveis para a formação online; º 1003783

14-01-2013 Turma 3

- Definir as circunstâncias da aplicação de ummodelo pedagógico de formação virtual em detrimento de outros.

Recursos: -Meirinhos, Manuel & Osório, António. Modelos de Aprendizagem em Ambientes Virtuais, Instituto Politécnico de Bragança. https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/399/1/Comuni_Modelos_M_O.pdf -Majumdar, Shyamal (2003). Definir um sistema pedagógico para a formação online, Revista Europeia de Formação Profissional nº28, p. 21-31.

Orientações para o trabalho: Para realizar a atividade proposta os formandos, que são em número de 15, terão de formar três grupos de 5 pessoas á sua escolha. Os grupos depois de definidos serão identificados e inscritos no fórum da plataforma do curso para criação de um fórum assíncrono dedicado á atividade. O trabalho decorrerá em duas semanas e tendo em conta os objetivosdefinidos para a atividade, individualmente nos primeiros três dias, os elementos de cada grupo apresentarão no fórum a sua identificação e definição de modelos pedagógicos virtuais encontrados. Nos dias seguintes e até ao final da semana, dentro de cada grupo todos os elementos comentarão o trabalho dos outros quatro elementos do mesmo grupo. Na última semana, tendo em conta que a duração do trabalhoé de duas semanas, cada grupo trabalhará no sentido de encontrar forma de apresentar um texto único refletindo a definição dos modelos pedagógicos formativos encontrados pelo grupo, devidamente fundamentadas, e quais os escolhidos em determinadas circunstâncias e os resultados esperados.

Avaliação:

1

Efólio-B Rui Aberto Ferreira Esteves UC: Educação Aberta e a Distância º 100378314-01-2013 Turma 3

A avaliação será formativa. No decorrer da atividade o formador poderá intervir de forma a facilitar um maior conhecimento aos alunos, e no final fará uma intervenção, comentando o trabalho final e a forma como decorreu a participação de cada um no seu grupo.

Com esta atividade forneço aos alunos as ferramentas que permitem adquirir o conhecimento através dos textosdisponibilizados nos recursos e outros que poderão ser investigados pelos alunos. Toda esta recolha irá dar oportunidade para que os alunos construam os conhecimentos necessários para a elaboração da primeira intervenção no trabalho de grupo em termos individuais. Depois serão consolidados e desenvolvidos no seio do grupo com a discussão apresentação do trabalho final. A forma de aprendizagemconstrutivista e colaborativa que tento incutir nesta atividade por parte dos alunos, irá levar a que o professor tenha um papel de facilitador. (Majumdar 2003) O professor facilita o processo de construção do conhecimento dos alunos, e através da forma de avaliação proposta, não tenta exercer um controlo apertado sobre o processo ou seu resultado. O processo de aprendizagem é centrado no aluno e não noprofessor. Ao estimular a aprendizagem de uma forma construtivista, o pensamento critico e a inovação, através dos comentários aos trabalhos dos colegas e a concertação para um trabalho único sobre modelos pedagógicos a aplicar em determinadas circunstâncias, estamos a garantir a interação e colaboração entre todos os elementos do grupo. Os objetivos de aprendizagem propostos são perfeitamentemensuráveis, (Schultz & Lohmus) e conduzem ao mínimo para aprender, que em combinação com outros elementos relevantes de informação e desenvolvimento do trabalho, permite ao aluno adquirir novos conhecimentos. O ambiente proposto para estas duas semanas é um ambiente cooperativo, (Okada) ambiente cujo objetivo é o trabalho colaborativo e a participação online. O trabalho proposto exige muita interação...
tracking img