Trabalho de eletricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Departamento de Ciências Exatas e Naturais
Bacharelado em Ciências e Tecnologia
Eletricidade e Magnetismo

Débora Ellen de O. Alves
Kátia Nascimento de Souza
Kátia Priscila F. Maia
Patrícia Rafaela L. Freire

Turma 02

ELETRICIDADE E MAGNETISMO
RESUMO DE CAPÍTULOS

Mossoró-RN
2012
INTRODUÇÃO

A Força magnética está presente nodia-a-dia de quase todas as pessoas, desde as impressoras dos computadores, até os auto-falantes de sons, já que fundamenta das interações entre partículas carregadas em movimento. A primeira associação que fazemos do Magnetismo está ligado ao funcionamento dos imãs, que atraem objetos. Estudar o campo magnético que é produzido pela ação de uma força sobre uma carga em movimento, ou sobre um fiocondutor, e seu fluxo nos ajudam a vizualizar como as partículas se comportam na ação da mesma, em qual direção e sentido irão movimentar-se, ou não. Importante ainda entendermos comportamentos dos materiais imantados, utilizando descrições de um Dipolo Magnético.
Iremos analisar o campo magnético gerado por uma única carga puntiforme que está em movimento. Com base nessa análise poderemos estudar ocampo magnético criado por um pequeno segmento de um condutor que transporta uma corrente. Em seguida, poderemos encontrar o campo magnético produzido por um condutor que possua qualquer forma. Veremos também a lei do ampère, uma lei análoga a lei de gauss da eletrostática, que nos permite relacionar as propriedades de simetria do campo magnético às da fontes do campo.
A Indução eletromagnéticavai da variação do fluxo magnético, até a formação de uma fem (Força eletromotriz) e corrente induzida no circuito, podendo ser explicada pelas leis de indução de Lenz e de Faraday, que por sua vez foram fundadas a partir de experiências e aplicações com os tipos de geradores, tipos de correntes, como são produzidas, como determinar o sentido dessas e da fem induzida. Presente também os tipos decampos elétricos induzidos, que podem ser eletrostáticos ou não, respectivamente conservativo ou não conservativo.

CAPÍTULO 27 – CAMPO MAGNÉTICO E FORÇAS MAGNÉTICAS

27.1 – MAGNETISMO

Quando falamos em magnetismo, geralmente associamos aos ímãs que atrai objetos de ferro não imantados. A natureza do magnetismo é a interação produzida por cargas elétricas que se movem. Os Fenômenos Magnéticosforam observados inicialmente nos ímãs permanentes. Ao deixar um imã em contato com uma haste de ferro, este irá deixá-la imantada.
O imã é formado por dois pólos magnéticos, que são Norte e Sul, e assim como as cargas, se pólos iguais entram em contato, se repelem, e se pólos diferentes entram em contato, se atraem. No caso de um objeto de ferro não imantado, se entrar em contato com qualquer umdos pólos, sofrerá atração, e isso se dá pelo fato do imã criar um campo magnético ao seu redor, logo o objeto sofrerá com a ação desse campo. O Pólo sul magnético está diretamente apontado para o norte geográfico, assim como o sul geográfico está “ligado” ao norte magnético, e com esse raciocínio é possível explicar o funcionamento da bússola. A bussola é formada por um ponteiro que é um imã.Por exemplo, quando colocamos a bússola na direção do Norte geográfico, já que está próximo do sul magnético, o ponteiro (imã) nos apontará para o Norte magnético, pois haverá atração do ponteiro (imã) da bússola, por serem pólos magnéticos diferentes. Os pólos magnéticos sempre existem formando pares, diferentemente das cargas elétricas que podem existir isoladamente.
O ponteiro de uma bússolapode ser desviada por um fio conduzindo corrente elétrica, já que a força magnética entre dois corpos são produzidas pelo efeito magnético dos elétrons em seus interiores.

27.2 – CAMPO MAGNÉTICO

Analogamente ao campo elétrico, o campo magnético é um capo vetorial, criado por uma carga móvel ou uma corrente elétrica. É uma região do espaço que descreve onde se manifesta o magnetismo, e...
tracking img