Atividade fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Na atualidade, vivenciam-se grandes transformações de ordem científica, tecnológica e sócio-cultural e, associada a estas transformações,observa-se o grande crescimento da população idosa. Conforme IBGE (2000), a população idosa brasileira apresenta 50% de idosos entre 60 a 69 anos, 36% entre 70 a 79anos e 14% acima de 80 anos. Em 2025, o Brasil terá 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos e será o sexto país em número de idosos, sendo necessário realizaremdiscussões e pesquisas em torno do envelhecimento.
Sabe-se que na medida em que há um aumento na idade, o indivíduo tende a tornar-se menos ativo,conseqüentemente aparecem doenças crônicas degenerativas, suas capacidades físicas diminuem, começa a aparecer o sentimento de velhice, que por sua vez, causa o stress, adepressão e a redução da capacidade física.
A atividade física surge, então, como mediador da construção de identidade do sujeito, atua como forma de prevenção ereabilitação da saúde do idoso, fortalecendo os elementos da aptidão física e proporcionando a realização de suas atividades diárias.
A prática constante deatividade física é reconhecida como uma forma de prevenir e combater algumas doenças associadas ao sedentarismo, como doenças cardíacas, pulmonares, diabetes,obesidade, entre outras, além de promover o aumento da força e tonicidade muscular.
Neste sentido, acredita-se, que a Educação Física não pode ficar alheia, devemospreparar-nos para a geração do futuro, já que os idosos muitas vezes, não se encontram preparados para tamanhas transformações.
OBJETIVOS
METODOLOGIA
tracking img