Atividade fisica e os idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Actividade física e os idosos

Introdução:

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de educação física, e tem como objectivo abordar a saúde dos idosos, nomeadamente na sua vertente desportiva. O grupo achou este tema interessante porque é um assunto que não é muito abordado no nosso quotidiano embora seja de extrema importância.
Aprendemos bastante com a realização do trabalho euma vez que no grupo estão presentes membros que tencionam vir a trabalhar com o público-alvo abordado, acho que foram aprendidas coisas que se demonstrarão úteis futuramente.

O que é a actividade física?
Segundo Marcelo Montti, a actividade física é definida como um conjunto de acções que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, pormeio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de actividades mental e social, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde.

Quais são os benefícios da actividade física?
Os benefícios seguintes são mediados por muitos mecanismos: em geral, consegue-se através da melhoria do metabolismo da glicose, da redução das gorduras e dadiminuição da tensão arterial:

Vantagens da actividade física regular:
* Reduz o risco de morte prematura; 
* Reduz o risco de morte por doenças cardíacas ou AVC;
* Reduz o risco de vir a desenvolver doenças cardíacas, alguns cancros e diabetes tipo 2;
* Ajuda a prevenir/reduzir a hipertensão, (que afecta 1/5 da população adulta mundial);
* Ajuda a controlar o peso;
*Ajuda a prevenir/reduzir a osteoporose;
* Ajuda no tratamento de situações dolorosas, nomeadamente dores lombares e dores nos joelhos;
* Ajuda o crescimento e manutenção de ossos, músculos e articulações saudáveis; 
* Promove o bem-estar psicológico, reduz o stress, ansiedade e depressão;
* Ajuda a prevenir e controlar comportamentos de risco (tabagismo, alcoolismo, toxicofilias,alimentação não saudável e violência).

Sendo cada um de nós, uma parte da sociedade produtora de Portugal, a nossa vida pessoal acarreta consigo também algumas vantagens sócio-económicas, tais como:
* Reduz os custos dos sistemas de saúde;
* Aumenta a produtividade;
* Melhora o ambiente físico e social.

Definição de velhice
Desde o nascimento que a vida se desenvolve de tal formaque a idade cronológica passa–se a definir pelo tempo que avança. E o tempo fica definido como uma sinonímia para uma eternidade quantificada, ou seja, uma cota. Desta forma, o homem e o tempo influenciam-se mutuamente, produzindo profundas mudanças nas subjectividades e diferentes representações que lhe permitem lidar com a questão temporal.”
(Goldfarb, 1998).
O exercício físico na 3ª idade A actividade física é um ponto importante na qualidade de vida do idoso. No entanto, o tipo de exercício a ser realizado depende do organismo e da vontade de cada um. Segundo Silene Sumire Okuma, coordenadora do grupo de pesquisa em educação física para idosos da Faculdade de Educação Física da Universidade de São Paulo, não há nenhuma fórmula predeterminada do que deve ser feito na terceiraidade. Primeiro, o idoso precisa de ver qual a sua capacidade funcional nas actividades do dia-a-dia, como subir as escadas, arrumar camas, abaixar-se para ver o forno, por exemplo. A actividade física irá melhorar sua capacidade de desempenhar essas e outras tarefas quotidianas.
Estudos mostram que pelo menos 70% dos idosos têm um problema de saúde e a actividade física pode ser uma grande aliadado tratamento. A prática da actividade pode controlar a manifestação e os sintomas de várias doenças, como a hipertensão, por exemplo, e reduzir o consumo de medicamentos. Para isso, é preciso trabalhar com três sistemas do corpo humano: o cardiovascular, o nervoso e o músculo-esquelético.
É importante que se faça uma avaliação da capacidade funcional e da saúde, o idoso deve escolher a...
tracking img