Atividade fisica e aids

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade Física e AIDS



Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir os aspéctos fisiológicos da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) através da literatura. Fatores importantes para a compreensão da síndrome, como a epidemiologia, as formas de transmissão, a ação do retrovírus no organismo e os benefícios da atividade física, levando em consideração a prescrição deexercícios de força, resistência cardiorrespiratória, flexibilidade e alta intensidade.

Introdução

Os primeiros índices da síndrome foram identificados em homossexuais, receptores de sangue, hemoderivados e usuários de drogas injetáveis na década de 1980.
A transmissão do vírus através do sangue é uma das vias de fácil contágio devido à alta concentração viral presente no sangue deinfectados, porem há outras formas de transmissão, sendo elas através do ato sexual, drogas injetáveis e durante a gestação.
A AIDS é causada por um vírus chamado HIV que se reproduz destruindo as células imunes do corpo, deixando-o vulnerável a outras doenças oportunistas. A doença é dividida em três fases; sendo na primeira é a infecção aguda semanas após a transmissão; a segunda é o períodoassintomático e a terceira é a manifestação de várias complicações da doença.
A atividade física relacionada à AIDS tem o objetivo de amenizar as manifestações da doença, trazendo benefícios ao individuo portador do vírus; assim como o aumento de linfócitos T CD4+, controla alguns efeitos colaterais dos anti-retrovirais, melhora a composição corporal, aptidão física e diminui problemaspsicológicos devido à doença.
A prescrição de exercícios deve ser considerada juntamente com as alterações ocasionadas pelo tratamento anti-retroviral. É necessário e essencial avaliar o individuo e acompanhar através de exames; sendo que a prescrição deve ser adaptada ao nível que o individuo portador do vírus se encontra, envolvendo exercícios de fortalecimento muscular, exercícios deresistência cardiorrespiratório e exercícios de flexibilidade; sendo contra indicado exercícios de alta intensidade.


AIDS
“Os primeiros casos conhecidos de AIDS (em 1977 e 1978) ocorreram nos Estados Unidos, Haiti e África Central. Naquela ocasião, os segmentos da população atingidos, denominados “grupos de riscos” e concentrados nos grandes centros urbanos, eram constituídos de homossexuais,receptores de sangue, hemoderivados e usuários de drogas injetáveis.” (LEITE & GORI, 2004 apud BRASIL, 1999).
No inicio da década de 1980, existiu um surto da AIDS posteriormente identificada como a síndrome da imunodeficiencia adquirida.
Segundo FECHIO et. al. (1998), “a transmissão do vírus HIV ocorre através do contato sexual, uma das principais vias de transmissão e através do sangue umadas vias de mais fácil contagio, devido à alta concentração viral presente no sangue de infectados.” Considerando uma informação importante é que nem todas práticas sexuais tem a mesma eficiência no contágio, a relação anal obtém maior risco de contágio.
FECHIO et. al. (1998), “afirma que o segundo grupo de maior prevalência de infecção pelo HIV é o de usuários de drogas injetáveis por viaintravenosa. A transmissão do virus HIV no Peri-natal ocorre devido às ligações intra-uterinas (por via de placenta), no momento do parto através do contato com o sangue da mãe ao passar pela vagina, ou após o nascimento durante a amamentação do bebe.”
LEITE & GORI (2004), citam organização mundial de Saúde (OMS) A principal forma de transmissão em todo o mundo é a sexual, e a transmissãoheterossexual, nas relações sem o uso de preservativos.
A AIDS é uma doença provocada pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). “Ele ataca e vai destruindo os mecanismos de defesa do corpo humano, provocando a perda da resistência natural que as pessoas possuem e permitindo o aparecimento de várias outras doenças”. (LEITE & GORI, (2004) apud (ABC. AIDS, 2002a, p.1).
Segundo a...
tracking img