Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Histórica sobre da expansão francesa de Luís XVI

Rei francês nascido em St. Germain-en-Laye, Yvelines, conhecido como o Rei Sol, o maior dos reis absolutistas da França(1643-1715). Filho de Luís XIII e de Ana d'Áustria, infanta da Espanha, ainda não completara cinco anos quando subiu ao trono, após a morte do pai (1643).  Assumiu o poder (1661) um ano após ocasamento com a infanta espanhola Maria Teresa d'Áustria, filha de Felipe IV da Espanha. Foi o monarca que mais reinou entre qualquer outro na Europa, ao todo 72 anos consecutivos.
LuísXVI Desde o início adota o absolutismo, extinguindo o cargo de primeiro-ministro, mantendo apenas um chanceler, quatro secretários e um administrador das finanças, todos submetidos a seucontrole. Em seu período como governante é responsável pela reforma do sistema tributário, maior incentivo à indústria e ao comércio e cria uma poderosa frota destinada ao comércio colonial.Foi no reinado de Luís XVI onde se tem as modificações mais significativas ocorridas nos setores militar e naval(segurança), onde ministros como Colbert Le Tellier, e outros estavamempenhados em aumentar o poder do Rei internamente, bem como suas glórias no exterior. Foi criado um Ministério da Guerra na Frana, construção de quartéis, hospitais, campos de treinamento, paramanter o enorme exército dinhao rei do Sol, juntamente com a criação de uma enorme marinha, centralmente organizada; Tudo isso forçou as outras potências a fazer o mesmo para não sesentirem ameaçadas(dilema de segurança).
Muito mais importante do que qualquer progresso rigorosamente militar, para explicar a posição relativa ocupada pela França(hegemon) no período de1661-1815, eram dois outros fatores, as finanças e a geografia, esses fatores atuavam em conjunto e quase sempre sucessos e fracassos estavam ligados a um desses fatores.
“L’État c’est moi”
tracking img