Fichamento: on the plaza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento dos livros | |
| |

1. On the Plaza- The Politics of Public Space and Culture
Low, Setha M. Austin (TX, USA): The University of Texas Press, 2000.


Sobre a obra:
Resumo Geral
A autora documenta no livro sua jornada na descoberta do significado social e político do espaço público na cidade de São José, Costa Rica. Para identificar tal significado Setha Lowobservou e estudou o design, o contexto, a história e a relação com as pessoas de duas importantes praças da cidade. Sua análise foi baseada no desenvolvimento histórico, político e sociocultural desses espaços e como fundo teórico a autora investigou as origens da arquitetura hispano-americana de praças. As narrações sobre as pessoas que circulam em tais praças, a observação do que fazem, pensam esentem ali ajudam a esclarecer no livro a significação desses espaços.
Outra forma representativa dos significados das praças, Setha Low encontrou em poemas de autores da Costa Rica que escreveram sobre a vida urbana das praças.
Os dados foram coletados durante 25 anos de pesquisa documental e principalmente de campo pela autora e seu trabalho, como ela mesma afirma, traçou mudanças na sua percepçãoe compreensão da cultura da Costa Rica, bem como, em sua visão sobre as praças de São José.
Com observações pessoais sobre aquilo que foi observado, teorias sobre o processo documentado e métodos de estudo etnográfico do ambiente das praças, a autora seguiu o caminho que começava a ser trilhado pelos antropólogos e psicólogos que estavam considerando a importância do espaço física nas análisessociais, bem como pelos arquitetos e planejadores que estavam voltando sua atenção para os aspectos culturais do desenho urbano.
A conclusão de Setha é que a análise feita leva além do nosso entendimento da política dos espaços públicos. Para a autora, tais aspectos tão carregados cultural e politicamente, são essenciais para a vida diária dos cidadãos e para a manutenção da democracia.

ParteI: Introdução
Capitulo 1:
A autora relata em primeira pessoa suas primeiras impressões sobre o Parque Central. Descreve as características físicas do local bem como as pessoas que por ali passam e suas movimentações. A seguir continua relatando suas experiências naquele local em outras visitas em diferentes dias e horários durante anos.
O relato do dia 16 de dezembro de 1993 conta com um diálogosobre a reforma do Parque Central com o engenheiro responsável. (pag 13)

Por fim a autora faz uma análise da Plaza de La Cultura de forma semelhante à feita da outra praça. Setha Low descreve suas experiências por lá desde as primeiras impressões.

Capítulo 2: Espaço Público e Cultura
Setha Low discorre sobre a praça latino-americana. Ela descreve estas praças como representações espaciaisdas suas sociedades, centros culturais em constante mudança, que podem e devem ser observados por quem buscar entender a dinâmica dos espaços públicos.
A seguir a autora narra as mudanças que atingiram os espaços públicos nos Estados Unidos da América e as consequências de uma “erradicação” dos espaços públicos e democráticos. Ela ainda compara as praças urbanas da Europa e da América Latina comos espaços públicos dos EUA.
Setha Low então cita autores que se dedicaram a analisar as relações entre a sociedade, a economia, a cultura e o espaço público.
Por fim, a autora escreve sobre tudo que integra sua experiência de campo e expõe sua metodologia de trabalho.

Parte II: Histórias
Capítulo 3: A História da Praça em São José, Costa Rica
O Simbolismo Poético do Espaço PúblicoNeste trecho do livro a autora releva que a paisagem da praça da Costa Rica oferece uma excelente oportunidade para a exploração da relação entre entre o significado social e os espaços públicos construídos. (The public quality of the space provides a forum, or a theater, for the performance os personal, social and cultural dramas that can be observed, recorded and analyzed” (pag 47)
A Praça...
tracking img