Atividade estruturada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE AULA 10 - PODER JUDICIÁRIO: ESTRUTURA E FUNÇÕES

1) O Conselho Nacional de Justiça é um órgão que faz parte da estrutura do Poder Judiciário, foi criado pela EC n° 45 e exerce o controlefinanceiro e disciplinar da magistratura. Acerca deste órgão responda as questões formuladas abaixo, segundo a jurisprudência do STF:
a) Suas decisões são jurisdicionais ?
R: O ConselhoNacional de Justiça tem competência para fiscalizar apenas os atos administrativos, financeiros e disciplinares do Poder Judiciário e seus serviços auxiliares, e não os atos jurisdicionais. Com isso, suasdecisões não são jurisdicionais. A exemplo disso, o Plenário do Supremo Tribunal Federal manteve as liminares do ministro Celso de Mello que suspenderam duas decisões do corregedor do CNJ por intenderque deve prevalecer o dispositivo da Emenda Constitucional 45/2004, que introduziu no texto da Constituição Federal o artigo 103-B, parágrafo 4º, que define a competência do CNJ. A decisão reafirmajurisprudência do Supremo, que entende que o CNJ tem competência para “apreciar, de ofício ou mediante provocação, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do PoderJudiciário”.

b) Exerce o controle externo do Poder Judiciário ?
R: Sim, o CNJ tem dentre suas atribuições zelar pela autonomia deste Poder e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, expedindoatos normativos e recomendações.

c) Suas competências de controle alcançam o Supremo Tribunal Federal ?
R: Não. De acordo com Emenda Constitucional 45/2004, sua competência é relativa apenasaos órgãos e juízes situados, hierarquicamente, abaixo do Supremo Tribunal Federal. Supremacia deste, como órgão máximo do Poder Judiciário, sobre o Conselho, cujos atos e decisões estão sujeitos aseu controle jurisdicional. Conforme disposição dos art. 102, caput, inc. I, letra "r", e § 4º, da CF. O Conselho Nacional de Justiça não tem nenhuma competência sobre o Supremo Tribunal Federal e...
tracking img