Resumos textos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROFESSOR NA SALA DE AULA

O primeiro contato do estagiário e até mesmo do professor principiante com a escola pode ser assustador quando não se está devidamente preparado, além do que em vez de aluno ele passará a ser o responsável por uma disciplina em uma instituição de ensino.
O estágio é uma forma de introduzir o licenciado na escola, colocando o futuro professor em contato direto com oaluno, sob orientação do professor do estágio e o da sala de aula. É uma importante ponte de ligação entre escolas de 1º e 2º graus com as escolas de 3º graus, pois o futuro professor já começa a ter uma idéia da realidade que enfrentará em suas atividades profissionais.
Apesar da extrema importância dos estágios, nem sempre esta atividade pode ser bem desenvolvida, ou seja, deve ser bemplanejada para que não assumam caráter de fiscalização ou cobrança por parte das instituições envolvidas. Uma relação de colaboração e apoio mútuo é necessária para a melhoria do ensino em todos os graus.
Até a década de 60, a maioria dos estágios era desenvolvido em escolas-laboratórios, colégios ou escolas de aplicação. Com o aumento do número de estagiários e devido às condições de trabalho diferirmuito das oferecidas pela grande maioria das escolas este tipo de estabelecimento tornou-se inviável, pois dava ao professor uma visão deformada da realidade onde iria atuar. A partir daí os estágios passaram a ser realizados em escolas comuns da rede pública ou particular.
Para a realização de um estágio de boa qualidade certas condições são indispensáveis. Uma delas é estabelecer relações decooperação entre escolas de 1º e 2º graus e escolas de formação de professores, onde há uma tendência de considerar os estágios como forma de interferência no trabalho dos professores, que se sentem constrangidos na presença dos universitários que observam suas aulas. Este tipo de comportamento faz com que os reais propósitos dos estágios passem despercebidos, que é propiciar aos futuros professoresa oportunidade de participar da vida das escolas, contribuindo para a melhoria do ensino.
Outro ponto importante é discutir e sistematizar as ocorrências dos estágios nas aulas de Prática de Ensino, em que o aluno pode observar, relatar e colocar suas impressões sobre o que viu e sentiu durante o período de estágio para os seus colegas e, assim discutirem sobre as experiências de cada um.Estabelecer uma estreita relação entre o professor-monitor e o professor de Prática de Ensino é fundamental, sendo que a falta de articulação entre ambos pode causar prejuízos ao estagiário, que fica sem saber se segue o que foi orientado pelo professor da Prática de Ensino ou se age de acordo com o que o professor-monitor diz que faz.
Os estágios podem ser classificados em estágios de observação,estágios de participação e estágios de regência.
O estágio de observação é aquele em que o estagiário está presente sem participar diretamente da aula, levando o aluno-professor a observar o processo educativo em todos os seus aspectos, a refletir sobre a realidade observada, a perceber a ação individualizada do professor junto ao educando e observar as estratégias de ensino bem como as dificuldadesencontradas. Pode perceber também como está à organização e o funcionamento da escola (Situação geral da escola).
A observação do nível cognitivo das aulas inclui os aspectos relativos à forma como os docentes organizam o ensino visando o desenvolvimento intelectual dos estudantes, isto é, observa como o professor organiza a sequência dos conteúdos e como integra-os a outras disciplinas.
Éimportante observar como está o desenvolvimento do clima afetivo nas aulas porque contribui também para uma melhor aprendizagem, sendo que muitas vezes é levada em consideração somente a transmissão de informações no processo educacional. Outro item é a organização das aulas que inclui a obtenção de dados sobre a estrutura das atividades didáticas, assim como os recursos disponíveis e usados pelos...
tracking img