Atividade, casa grande e senzala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (821 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 ´No livro casa Grande e Senzala, Gilberto Freyre enfoca a formação nacional.Escrito em 1930, o seu livro é um marco para a historiografia brasileira. Explique a afirmativa.
R- Freyre destaca aimportância da casa grande na formação sociocultural brasileira bem como a da senzala que complementaria a primeira. Alem disso casa grande e senzala vai da muita ênfase a questão da formação dasociedade brasileira, tendo em vista a miscigenação que ocorreu principalmente entre: Branco, os negros e os indígenas.
Na opinião de Freyre, a própria estrutura arquitetônica da Casa-Grande expressaria omodo de organização social e política que se instaurou no Brasil, qual seja o do patriarcalismo. Isto posto que tal estrutura fosse capaz de incorporar os vários elementos que comporiam a propriedadefundiária do Brasil colônia.
2- Segundo Elide Rugai Bastos, embora o amargo gás preocupações de Freyre enfoquem a região nordeste, mais precisamente Pernambuco, sua explicações englobam o espaçonacional por quê?
R- a agricultura se deu inicialmente no nordeste em especial no Pernambuco, advindo da cana-de-açúcar, onde desenvolveu uma relação de poder e submissão, a casa grande representava opoder social, as leis quem ditava eram os senhores, essa forma de governo não existiu apenas em um território, mas sim em todo espaço nacional (senhores de café no Rio de Janeiro e Minas Gerais) a nossasociedade não se formou por um estado, foi a casa grande com seu poder dominador, através da miscigenação que deu origem ao povo brasileiro.

3- Na sua obra, Freyre destaca o papel da “miscigenaçãocomo corretor da distância social”. O que ele quis dizer com isso? Explique.
R- Gilberto rejeita a concepção de que o brasileiro, por sua prática constante da mestiçagem, seja inferior a outrospovos. Ele reforça a idéia de que a miscigenação concretizada entre ibéricos, indígenas e africanos, contribuiu para a constituição cultural positiva do povo que se desenvolveu em terras brasileiras.
4-...
tracking img