Atividade capitulo i parte i gestores do sus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade Capitulo I parte I
Modelo Mágico-Religioso ou Xamanístico
Consiste na concepção das causas das doenças tanto aos elementos naturais quanto aos espíritos sobrenaturais.
As relações como mundo envolviam Deuses e Espíritos bons e maus.

Modelo Holístico
Esse modelo traz a concepção de equilíbrio, a saúde era entendida como “o equilíbrio entre os elementos e humores que compõem oorganismo humano”.

Modelo Empírico-Racial (Hipocrático)
Nesse modelo a saúde consiste no equilíbrio dos humores. No qual o cuidado dependia de uma compreensão dos desequilíbrios buscando atingiro equilíbrio.

Modelo de Medicina Cientifica e Ocidental (Biomédico)
Esse método tem as raízes vinculadas ao renascimento. O método de Descarte (século XVI e XVII) definiu as regras que se baseiamos fundamentos do enfoque sobre o conhecimento.
Esse método consiste em tratar o corpo parte por parte.



Modelo Sistêmico
Tem a ideia de que o sistema é entendido como o conjunto deelementos que se relacionam, e que ao afetar um dos elementos sistematicamente se afeta os demais.
Conforme este modelo um problema de saúde é entendido como uma sistemática no qual o sistemaepidemiológico se constitui num equilíbrio dinâmico.


Modelo da Historia Natural das Doenças (Modelo Processual)
Busca explicações casuais na Historia Natural das Doenças (HND), esse modelo visa oacompanhamento do processo saúde doença que compreende a inter-relação do agente causador da doença.
O sistema demonstra uma dimensão de todo o ciclo qualitativamente. Demonstrando ainda os diferentes níveis decomplexidade de recursos e ações.

Os modelos demonstram a evolução da relação dos processos saúde doença, onde primeiramente era abordadas as relações com o sobrenatural, passando pelapreocupação pelo equilíbrio chegando ao tratamento fragmentado das partes pertencentes ao sistema, o que futuramente contribuiu para o entendimento de que o sistema é entendido como um ciclo sistêmico, onde...
tracking img