Atividade avaliativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A violência associada ao esporte, nos termos acima apontados, é um fenômeno mundial. No Brasil, a discussão sobre essa questão ganhou impulso a partir de um evento que, por sua publicidade e pelas circunstâncias em que ocorreu, tornou-se emblemático e desencadeou reações imediatas de diferentes setores da sociedade. Trata-se da briga entre torcedores das equipes de futebol do São Paulo F.C. e daS. E. Palmeiras, ocorrida por ocasião do jogo final de um torneio de futebol da categoria “júnior”, no estádio do Pacaembu, na cidade de São Paulo, no dia 25/01/96. As cenas de agressão entre os torcedores, amplamente divulgadas pela televisão, chocaram a opinião pública do país, e repercutiram também no exterior. A morte de um torcedor e os ferimentos em dezenas de outros, embora não fossemeventos novos, mobilizaram autoridades e a imprensa em torno da discussão da violência no esporte e da busca de medidas para enfrentamento do problema.
O ESPORTE COMO PRÁTICA SOCIAL E A VIOLÊNCIA URBANA
Para compreender as manifestações de violência associadas ao esporte como parte do fenômeno mais amplo da violência urbana, cabe considerar, inicialmente, algumas características doesporte.

Como ponto de partida da caracterização do esporte, assumimos o pressuposto segundo o qual o esporte é uma prática social construída historicamente. Como tal, não tem qualquer essência imutável, devendo ser compreendido no quadro mais amplo das produções culturais, vinculadas tanto à infra-estrutura econômica como à superestrutura ideológica.

Assumindo esse pressuposto, cabecompreender o esporte atual no contexto político-econômico que o produz, ou seja, na ordem econômica do capitalismo e na sua correspondente ideologia política, o liberalismo. Nessa ótica, o esporte moderno, cujas características ganharam seus atuais contornos a partir de meados do século XIX, especialmente a partir da Inglaterra, não pode deixar de refletir as contradições e os problemas sociais maisgerais da sociedade organizada segundo o ideário capitalista-liberal.

Dentre as características do referido ideário, podem ser destacadas algumas que assumem centralidade na prática desportiva. A primeira delas é a competição, verdadeiro pressuposto do esporte. A segunda é a organização rigorosa das regras que devem normatizar os objetivos e as condições da competição desportiva. A terceiraé a organização racional e burocrática dos procedimentos de planejamento, condução, controle e registro dos eventos desportivos e de seus agentes – clubes, atletas, dirigentes, árbitros etc. A quarta é a publicidade dos eventos e de seus resultados. A quinta é a mundialização de todos os estatutos, pressupostos, critérios e condições da prática, de modo a expandir a institucionalização doesporte para que esta abranja toda a população do planeta.

As características acima podem ser facilmente associadas ao modus operandi do liberalismo econômico capitalista – competição livre entre agentes econômicos empreendedores, segundo regras (monetárias, aduaneiras, trabalhistas etc.) definidas, com produção organizada de modo racional e burocratizado, controlada e publicizada por agênciasreguladoras (Estado, associações, sindicatos, organismos internacionais etc.) e estendida progressivamente para além de fronteiras nacionais, configurando-se como processo de mundialização da produção e da circulação econômicas.

Estabelecido este paralelo, é possível entender que as práticas sociais que caracterizam a produção capitalista também fazem parte da dinâmica do esporte. Assim, em ambasas esferas, embora se pressuponha que a competição se estabelece a partir de igualdade de condições entre os competidores, isso não ocorre de fato. A primeira razão para isso refere-se à desigualdade inicial entre os competidores. No plano econômico, não é verdade que todos os empreendedores começam nas mesmas condições (quantidade e qualidade de capital, conhecimento técnico, possibilidade de...
tracking img