Atividade avaliativa matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Função
Função é uma relação, ou seja, é um conjunto de pares ordenados tomados aleatoriamente ou por meio de uma lei de formação entre os elementos desses pares ordenados.
Esta é uma ferramenta importante na análise dos fenômenos econômicos, já que ela nos permite esclarecê-los e detalhá-los. Isso permite concluir que nas resoluções de problemas administrativos e financeiros ela nosfornece um grande auxilio.

Entretanto para que exista a função precisam-se seguir dois conceitos fundamentais:
• Dados dois conjuntos não-vazios, A e B, chamamos de relação de A em B a qualquer conjunto de pares ordenados (x, y), com x A e y B.
• Dados dois conjuntos não-vazios, A e B, chamamos de função de A em B a qualquer relação em que cada um dos elementos de A é associado aum único elemento de B.
Através desses dois conceitos pode-se concluir quem em uma função de A em B é uma relação de A em B em que se pode verificar que em A não sobra elemento, isto é, em A não pode haver elemento sem “associação” em B.
Alem disso não pode haver elemento de A “associado” a mais de um elemento de B.
Uma importante representação da função são os gráficos. Em umaanálise gráfica das funções, o gráfico pode nos fornecer o domínio da função. A projeção do gráfico no eixo das abscissas (eixo x) representa o domínio, e a projeção do gráfico no eixo das ordenadas (eixo y) representa o conjunto imagem da função. Portanto a imagem da função é o conjunto dos valores da variável dependente (y) que foram associados à variável independente (x).• Função Crescente:
Uma função é estritamente crescente se, para valores crescentes de x, teremos também valores crescente de y. Ou seja, a < 0 função crescente.


• Função decrescente:
Uma função é estritamente decrescente se, para valores crescente de x teremos valores decrescente de y. Ou seja, a < 0 função decrescente.


Podemosobservar esses dois gráficos na prático quando queremos analisar por exemplo, o preço de um porduto em função do tempo. E de acardo com o gráfico que for apresentado no final da analise pode-se descobrir, neste caso, se o preço do produto aumento (crescente) ou diminuiu (decrescente).

• Função Limitada:
Uma função e dada como função limitada quando sua imagem está contida em um intervaloImf [a, b], onde a, b R. Podemos também utilizar a seguinte notação: |f(x)| M, sendo M = max{|a|,|b|}.
A função pode ser considerada limitada superiormente, função limita inferiormente e limitada.
-2
A função f é limita inferiormente, já que o valor da função jamais ultrapassa o -2.


A função g é limitada superiormente, já que seu valor jamais ultrapassa 3.A função h é limita superiormente e inferiormente, e quando ocorre esse tipo de função ela é denominada função limitada, já que seus valores jamais ultrapassam o 1 e o -2.

Através da função limitada pode-se descobrir o limite superior, inferior ou os dois dentro do mercado, ou seja, com ele pode-se, por exemplo, descobrir o numero de venda de uma indústria, sabendo assim em qual mês as vendasforam superiores e em qual foram inferiores durante o ano.

• Composição de função:
A função composta seria uma função aplicada de A em C, sem caminhos intermediários.


G(f(x)) ou g o f é a função composta que leva todo elemento do conjunto A para C.
Como a função composta permite calcular o valor final sem precisar do valor intermediário. Esta permite que uma indústriaautomobilística possa por exemplos, saber o número de vendas a partir do número de peças, sem conhecer o número de carros produzidos.

Função do 1ª Grau

Para uma função ser do primeiro grau sua lei é obrigatoriamente da seguinte forma: f(x) = ax + b; com a e b pertencentes ao conjunto dos números reais e a sendo diferente de zero. Esta é um dos tipos de função mais simples e de grande...
tracking img