Atividade avaliativa matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia em Logística

ATIVIDADE AVALIATIVA DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Receita

A função receita está ligada ao faturamento bruto de uma entidade, dependendo do número de vendas de determinado produto.

R(x) = px , onde p: preço de mercado e x: nº de mercadorias vendidas.

Receita total

Suponhamos agora que x unidades do produto sejam vendidas. A receita devendas depende de x e a
função que relaciona receita com quantidade é chamada função receita (e indicada por R). Na maioria das vezes,
o preço unitário (p) varia com a quantidade demandada, sendo p = f(x). Assim, a receita total pode ser expressa
através da função demanda como:
R(x) = p.x = f(x)x.
 
Lucro:
Lucro é o retorno positivo de um investimento feito por um indíviduo ou umapessoa nos negócios. Na economia, o termo lucro tem dois significados distintos, mas relacionados. O lucro normal representa o custo de oportunidade total (explícitos e implícitos) de uma empresa de um empreendedor ou investidor, enquanto que o lucro econômico é, pelo menos na teoria neoclássica, que domina a economia moderna, a diferença entre a receita total da empresa e todos os custos,inclusive o lucro normal. Em ambos os casos o lucro econômico é o retorno a um empresário ou um grupo de empresários. O lucro econômico é, portanto, o retorno ao proprietário do capital social, dinheiro ou títulos investidos inicialmente. Um conceito relacionado, muitas vezes considerado como sinônimo em determinados contextos, é o de renda econômica - o lucro econômico pode ser considerado como a rendaempresarial.

Oferta
Em um sentido amplo, oferta é uma denominação genérica para indicar o que é disponibilizado ao mercado, independente da sua natureza, sendo utilizada para substituir a expressão "produto" ou "serviço" e também englobar os outros elementos que são objeto das ações de marketing.
Como parâmetro para o estabelecimento dos preços dos produtos pelo mercado, a ofertapossui um peso inversamente proporcional (quanto maior a oferta, menor o preço). A oferta é influenciada diretamente pela demanda do produto.

Num sentido popular, oferta indica uma condição de venda especial (promoção de vendas) na qual o valor percebido pelo cliente é maximizado.

Juros
Juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobreo valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos.
O juro pode ser compreendido como uma espécie de "aluguel sobre o dinheiro". A taxa seria uma compensação paga pelo tomador do empréstimo para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento. O credor, por outro lado, recebe uma compensação por não poder usar esse dinheiro até o diado pagamento e por correr o risco de não receber o dinheiro de volta.

Montante
Montante (também conhecido como valor acumulado) é a soma do Capital Inicial com o juro produzido em determinado tempo. Para se chegar a essa conclusão através de uma relação direta pode se fazer uso do seguinte:
P = C + ( t • i • C)
onde,

P = Montante
C = Capital
t = tempo de investimento
i =taxa de juro
Observações: Perceba que se a taxa de juros for mensal o tempo deverá ser descrito em meses, e assim por diante, os dois devem estar na mesma unidade de tempo.
Além disso outra informação muito importante e que as vezes passa por despercebido é o a taxa de juros (i) deve estar em forma decimal e não em percentual.

[pic]
Exemplo:
Um Capital (C) de R$20.000 é aplicadodurante o período (t) de 6 meses a uma taxa de juros (i) de 10% ao mês, qual o montante ao final do período de investimento?

P = C + ( t • i • C ) =>
P = 20000 + ( 0,10 • 6 • 20000 ) =>
P = 20000 + ( 12000 ) =>
P = 32000
Por tanto, o montante será de R$32.000

[pic]
Perceba que dessa relação que definimos...
tracking img