Atividade agroindustrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE AGROINDUSTRIAL

1) Abordando o aspecto contábil, discorra sobre a diferença entre a atividade agrícola da industrial e comercial.

Existem contas que possuem finalidades semelhantes,tanto numa atividade, quanto na outra, por exemplo, a conta disponível, pois o caixa, banco e aplicações financeiras, possuem a mesma função, em qualquer atividade. Dessa forma, as contas e grupos queapresentam variações e diferenças no tratamento contábil.

A principal conta que apresenta diferença em nomenclatura e tratamento é a conta estoque. A conta estoque na atividade agrícola receberoupagem especial por meio da cultura permanente e temporárias (formadas ou em formação). Portanto, o estoque para uma atividade agrícola é representado pela conta cultura temporária e culturapermanente.

2) O que é e como contabilizar a cultura temporária?

Culturas temporárias são aquelas sujeitas ao replantio após a colheita. Normalmente, o período de vida é curto. Após a colheita, sãoarrancadas do solo para que seja realizado novo plantio. Exemplos: soja, milho, arroz, feijão, batata, legumes etc. Esse tipo de cultura é também conhecido como anual.

Esses produtos sãocontabilizados no Ativo Circulante, como se fossem um “Estoque em Andamento” numa indústria. Dessa forma, todos os custos serão acumulados numa subconta com título específico da cultura em formação (arroz, outrigo, ou alho, ou cebola, ou...) da conta “Culturas Temporárias”. Os custos que compõe esta rubrica são: sementes, fertilizantes, mudas, demarcações, mão-de-obra, encargos, energia elétrica, encargossociais, combustível, seguro, serviços profissionais, inseticidas, depreciação de tratores e outros imobilizados na cultura em apreço. Observe-se que, em se tratando de uma única cultura, todos os custosse tornam diretos à cultura, sendo apropriados diretamente. Todavia, existindo mais de uma cultura, há necessidade de rateio dos custos indiretos.

À medida que a produção agrícola for vendida,...
tracking img