Ativiades economicas desenvolvidas no brasil e presença holandesa no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades econômicas desenvolvidas no Brasil colônia e suas respectivas áreas geográficas

Pecuária

O açúcar foi a base na formação da colonização, ela servia tanto como conservante paraos alimentos como adoçante. Em 1440 15 quilos de açúcar custavam 18,3 gramas de ouro, ou seja, era uma especiaria de luxo. Mesmo não dando tanto lucro como o açúcar outras atividades econômicas sedestacaram, como a pecuária e a produção de tabaco.

As primeiras cabeças de gados trazidas de Cabo Verde na África eram levadas para São Vicente. Alem de alimentar os colonos com a carne bovinae o leite o gado também servia como transporte para a cana-de-açúcar. Com o surgimento de vários engenhos ao longo do litoral principalmente no nordeste, isso vez com que a pecuária se expandisse paraoutras regiões. Mas a criação de gado teve sua desvantagem, os animais destruíam as plantações, derrubavam cercas e invadiam casas. Por esse motivo em 1701 o Governo-Geral determinou que a criação degado fosse criada cerca de 66 quilômetros de distancia do litoral. Ate então a criação de gado foi cada vez mais se aproximando para o interior do território. Com isso a população se fixou no agrestee depois no sertão nordestino tendo como focos Pernambuco e Bahia.

De Pernambuco o gado foi para a Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Foram estabelecidos vários currais em rios como o SãoFrancisco e depois o rio Parnaíba. No rio São Francisco em 1549 só existia 47 currais em suas margens, 46 anos depois já eram mais de dois mil. No fim do século XVII o sertão nordestino já estavatodo ocupado.

Com o passar do tempo os pecuaristas passaram a levar boiadas para o litoral para abastecer a região açucareira de carne. Com isso a carne se transformou um dos principaisalimentos da colônia. Com tudo isso a pecuária não era mais uma atividade complementar na produção de açúcar e sim uma grande fonte de renda.

Mineração

Entre os séculos XVII e o século XVIII o ouro...
tracking img