Resistores e diodos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho sobre:

Resistores e Diodos

INTRODUÇÃO

Um resistor (chamado de resistência em alguns casos) é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica (efeito joule), a partir do material empregado.
Os resistores são fabricados basicamente de carbono, podendo apresentar resistência fixa ou variável. Quando osresistores apresentam resistência variável passam a ser chamados de potenciômetros ou reostatos. O valor nominal é alterado ao girar um eixo ou deslizar uma alavanca.
O resistor variável é um resistor cujos valores podem ser ajustados por um movimento mecânico, por exemplo, rodando com a mão. Os resistores variáveis podem ser dos baratos, de volta simples, ou de múltiplas voltas com um elementohelicoidal.
Um diodo é o tipo mais simples de semicondutor. De modo geral, um semicondutor é um material com capacidade variável de conduzir corrente elétrica. A maioria dos semicondutores é feita de um condutor pobre que teve impurezas (átomos de outro material) adicionadas a ele. O processo de adição de impurezas é chamado de dopagem.
O diodo é um componente elétrico que permite que a correnteatravesse-o num sentido com muito mais facilidade do que no outro. O tipo mais comum de diodo é o diodo semicondutor, no entanto, existem outras tecnologias de diodo.
Em alguns materiais, a relação entre a d.d.p. (aplicada à tensão) e a corrente I não é uma constante. Esses materiais não obedecem à Lei de Ohm. A resistência depende das condições a que esteja submetido o elemento, como voltagem,temperatura, intensidade luminosa, etc. Esses materiais são chamados de ELEMENTOS RESISTIVOS NÃO-LINEARES.
Os ELEMENTOS RESISTIVOS LINEARES são também chamados de resistor ôhmico, podemos calcular a resistência de um certo elemento, sendo através da razão da tensão aplicada no resistor, com a corrente do circuito.
Os resistores fazem parte dos elementos resistivos lineares e os diodos dosnão-lineares. Para diferenciarmos um elemento do outro é preciso medir a corrente I em função da V tensão aplicada, se a razão for uma constante p qualquer I e V, então o elemento é dito Ôhmico. A curva deverá ser uma reta passando pela origem. Caso contrário, o componente é não Ôhmico, ou seja, não linear.

DESENVOLVIMENTO

* Diodos:

O diodo é um dispositivo ou componente eletrônico composto decristal semicondutor de silício ou germânio numa película cristalina cujas faces opostas são dopadas por diferentes gases durante sua formação. A principal função de um diodo semicondutor, em circuitos retificadores de corrente, é transformar corrente alternada em corrente contínua pulsante.
É o tipo mais simples de componente eletrônico semicondutor, usado como retificador de corrente elétrica.Possui uma queda de tensão de 0,3 V(germânio) e 0,7 V(silício).
O diodo permite a passagem dos portadores de cargas fluírem em uma direção, mas na outra não. É um dispositivo que tem propriedades de um retificador. Quando o diodo permite a passagem é chamado de “diretamente polarizado” e quando não permite “inversamente polarizado”.

Figura 1: Representação do diodo.

Os diodos sãoprojetados para assumir diferentes características: diodos retificadores são capazes de conduzir altas correntes elétricas em baixa frequência, diodos de sinal caracterizam-se por retificar sinais de alta frequência, diodos de chaveamento são indicados na condução de altas correntes em circuitos chaveados.
Dependendo das características dos materiais e dopagem dos semicondutores há uma gama dedispositivos eletrônicos variantes do diodo:

Figura 2: Exemplos de diodos.

* Princípios físicos do diodo:

Ao se juntar um elemento P a um elemento N, temos a seguinte situação: o elemento P tem excesso de lacunas; o elemento N tem excesso de elétrons. No ponto onde os dois cristais se tocam, tende a haver uma migração de elétrons e lacunas, até que se estabeleça um equilíbrio.

Figura 3:...
tracking img