Ativades pisoclogia do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MÓDULO

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO – 80h

UNIDADE 1

HISTÓRICO DA PSICOLOGIA

Questões obrigatórias para o dossiê

1. De acordo com as diferentes ideias filosóficas apresentadas no texto, identifique o pensador e o período histórico fazendo uma breve descrição deles.
R: A história do pensamento humano tem indícios na Antiguidade, entre os gregos,
particularmente no período de 700a.C. até as vésperas da era
construíram as primeiras cidades de mais riquezas e, assim, iniciaram a conquista de novos territórios, gerando riquezas e um conseqüente avanço das ciências. Tais avanços permitiram que o cidadão se ocupasse das coisas do espírito como a Filosofia e a Arte. Com o pensamento cristão, diferentemente do grego, surge a idéia de criação do mundo, segundo a qual o universo ésubordinado ao homem e, por fim, a de que o amor e a obediência e não a inteligência ou a ciências (como nos gregos) levariam o homem a Deus. Dois grandes filósofos representam este período: Santo Agostinho e São Tomás de Aquino.

2. Dentre as escolas estudadas, a psicologia científica foi sendo substituída, no século XX, por novas teorias, mais ligadas à medicina e à comprovação científica.Cite as três mais importantes, indicando seu precursor e o período de cada uma.
R: As três mais importantes tendência seguintes: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise.
Watson, distribui vários nomes ao que chamamos de Behaviorismo: análise experimental do comportamento comportamentalismo, teoria comportamental; tudo em prol do comportamento humano. Ele faz atribuição de que o comportamento não é umaação isolada, mas sim, que depende do meio onde se vive. O comportamento como objeto observável, mensurável da Psicologia.
Os Gestaltistas estão interessados em entender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, como é que percebemos as coisas contrariamente o que verdadeiramente é. O que diferencia os Gestaltistas dos Behavioristas é que para eles- Gestaltistas- entre oprocesso de estímulo e resposta, há o estágio da percepção. E o que as duas correntes tem em comum, é que ambas definem psicologia como sendo a ciência que estuda o comportamento. A Gestalt procura entender como o indivíduo é capaz de na sua mente completar uma figura aparentemente faltando seus contornos. A maneira como nós percebemos as coisas, determina o nosso comportamento.
A Psicanálise nascecom Freud, na Áustria, a partir da prática médica, recuperando
para a Psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de
estudo.
3. A partir da década de 70 as tendências construtivista (cujo principal teórico é Piaget) e sócio-interacionista (Vygotsky, Luria e Leontiev) começam a disseminar-se. Explique por qual motivo essas tendências tomam corpo nessa época.
R:No Brasil, esse tipo de ensino começou a ser usado nas escolas a partir da década de 70, quando a teoria de Jean Piaget começava a fazer parte dos ambientes educacionais. A partir daí, surge um movimento que tem visão de mundo diferente das escolas tradicionais que tratavam o aluno como objeto que deve ser treinado pelos moldes comportamentalistas, estudado pelos behavioristas.Preocupado emapresentar uma resposta teórica que sintetizasse as duas formas antagônicas de conceber o psiquismo humano,isto é ,eles buscavam mostrar como esses dois aspecto da vida humana -objetivo e subjetivo- se constroem e se determina mutuamente.
4. Dentro da área de conhecimento da Psicologia do Desenvolvimento, escreva qual é seu objeto de estudo e cite exemplos.
R: A Psicologia do Desenvolvimentoestuda o processo de construção do homem como indivíduo, desde o seu nascimento até a morte. O homem nunca está pronto, acabado ou estático. Durante toda a sua vida ele está sempre se constituindo num processo pelo qual transforma a natureza, as suas condições de vida e, conseqüentemente, cria e recria a si mesmo e a sua espécie. O homem é, permanentemente, um ser em construção, como indivíduo...
tracking img