Atitude certa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atitude Filosófica.
1) Considere a moral provisória cartesiana para debater sobre as seguintes questões:

A) Como você avalia as quatro regras propostas por Descartes para guiar a ação na ausênciade referências morais definitivas?
R: Considero as quatro regras eficientes e convincentes, pois em relação a primeira o ditado já diz que tudo em excesso faz mal, e em relação as três seguintes édito tudo, porque pra tudo precisamos ser firmes, decididos e sempre procurar ter cada vez mais conhecimento, todas pessoas necessitam essas características.

B) Existem pessoas que agem sem recorrera nenhuma referência moral?
R: No meu ponto de vista não existem esses tipos de pessoas, porque tudo o que o ser humano faz, em geral, vem de alguma coisa que ele ouviu ou viu. Então todas nossasatitudes vêm de influência de alguma coisa, sejam elas mínimas influência, mas só de vermos ou ouvirmos, se torna já um motivo para que mais pra frente façamos tal coisa.

2) Considere a teoria deEspinosa sobre as paixões, as virtudes e os vícios para debater sobre as seguintes questões:
A) Qual o papel das paixões na busca da felicidade?
R: Sendo incluída nas paixões a alegria, a tristeza, osdesejos eles são o que nos motivam a buscar a felicidade. Ainda mais o desejo e a tristeza, nos vendo num estado ruim, pra baixo procuramos aumentar o nosso auto-estima, procuramos ficar melhor e aívem o desejo de se uma mudança, desejo fazer alguma coisa para reverter àquela situação, e então é onde buscamos a felicidade, e buscando essa felicidade nos encontramos alegres, então acredito que opapel dos três é ao mesmo tempo uma motivação para os seres humanos, sempre na procura de melhorar.

B) Você concorda com a tese de que a tristeza diminui a capacidade humana de ser e de agir? Porquê?
R: Concordo, porque quando nos encontramos tristes, magoados, baixa auto-estima, deprimidos, ficamos sem vontade de fazer as coisas. Preferimos ficar o dia inteiro sozinhos, nos remoendo e nos...
tracking img