A evasao escolar e eja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE GRADUAÇAO EM PEDAGOGIA---EAD

Município: Manaus

Estado: amazonas.

Pólo: ULBRA- Manaus.

Tutor (a): Marília

Professor (a) virtual: Patrícia Merg e Betina

Semestre/ Ano: módulo- 12- ano- 2011

Curso: Pedagogia

Estágio IV.

Artigo:

A EVASÃO ESCOLAR E A EJA.

Alcianny Costa dos Santos.

Turma: 7325Solange dos Santos Sousa

Turma: 5913

RESUMO:

O presente estudo tem por objetivo apresentar o tema Educação de Jovens e Adultos e a Evasão Escolar. Este estudo mostra os problemas enfrentados no sistema educacional brasileiro. As políticas educacionais fracassam sobre esse e tantos outros aspectos no que diz respeito à educação. Entretanto a evasão escolar acaba culminando emoutros problemas sociais e talvez seja o mais preocupante atualmente. O sistema educacional, ao não conseguir evitar que os jovens e adultos, principalmente do ensino noturno, permaneçam na escola, faz com que os governos se encontrem as voltas com inúmeros problemas de ordem social que consomem infindáveis recursos do orçamento público. Devemos destacar que a evasão escolar não e apenas um problemade caráter educacional, mas também de ordem social, pois o que leva a maioria de nossos estudantes a abandonarem a escola são as péssimas condições socioeconômicas em que vivem.



Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos - Evasão escolar -Sistema Educacional - Políticas Públicas.



INTRODUÇAO:

O tema em questão trata de um problema presente em todas as escolas e com maisintensidade nas escolas que oferecem a modalidade de jovens e adultos. Analisar os problemas e apresentar possíveis soluções baseando-se nas idéias de pensadores da educação como o escritor Paulo Freire, e o nosso objetivo para assim desenvolver idéias capazes de alterar ou mesmo amenizar problemas da escola como da evasão escolar.

A necessidade de trabalhar como forma de ajudar nas despesasfamiliares ou mesmo pelo fato de serem os principais sustentáculos econômicos de suas famílias, leva todos os dias centenas de estudantes a trocarem a sala de aula pelo trabalho, seja ele formal ou não, em todas as grandes cidades brasileiras. Esse fator social faz com que esses alunos que se evadiram das escolas fiquem sujeitos a inúmeras formas de exploração e abusos e muitas vezes o levem àdrogatização, com maneira de amenizar suas tristes condições, cultural, social e financeira.



As principais idéias que procuram explicar os problemas da evasão.

As preocupações com o tema referente à evasão escolar nos níveis fundamental e médio não e uma novidade no Brasil. Embora haja pouco material biográfico a respeito, de acordo com o levantamento que fizemos, a maior parte daspesquisas sobre evasão escolar que os índices sempre foram extremamente elevados e atualmente isso se salienta ainda mais no ensino noturno destinado a EJA.

Segundo Brandão:

“o que mais impressiona não e só a taxa de crianças em idade escolar fora das escolas. Para oito milhões de crianças nessas condições não foi surpresa saber que um pouco mais de dois milhões estão arroladas emescolas. Mais a freqüência não chega a 70%. A taxa dos alunos que chega a concluir o curso não atinge a 6%”.

Os programas sociais desenvolvidos pelos governos que visam amenizar esses problemas não têm obtido grandes resultados embora representem um primeiro passo no combate a essas mazelas. Contudo faz-se necessária, uma ação mais efetiva, em varias frentes, mais fundamentalmente com umamelhor distribuição de renda.

Esses números já seriam alarmantes por si só. Todavia o problema se faz ainda mais grave uma vez que ele não se resolveu e ainda teve sua situação piorada com sua extensão para outros níveis de escolaridade, como o nível médio que na década de 1930 era praticamente todo de responsabilidade do setor privado, resumindo-se então, ao sistema público, ao Ciclo Básico...
tracking img