Aterro industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
DISCIPLINA: NR 25 – Resíduos Industriais–
CARGA HORÁRIA: 60 HORAS
PROFESSORA: ADRIANA TAVARES

CÍCERO RAMOS DINIZ FILHO
MARGARETH GUIMARÃES DE LIMA
RICARDSON
ROBSON GOMES
...

TÍTULO DO TRABALHO
ATERRO INDUSTRIAL

CAMPINA GRANDE - PB
Março – 2013

CÍCERO RAMOS DINIZ FILHO
MARGARETH GUIMARÃES DE LIMA
RICARDSON
ROBSON GOMES

TÍTULO DOTRABALHO
ATERRO INDUSTRIAL

Trabalho apresentado ao curso técnico em Segurança do Trabalho como pré-requisito para a disciplina de NR 25 – Resíduos Industriais.

PROFESSORA:
Adriana Carneiro Tavares

CAMPINA GRANDE - PB
Março – 2013

1 - INTRODUÇÃO
O processo de urbanização no Brasil ocorreu de maneira rápida e desordenada, ao longo do século XX. Houve um impulso que em decorrência dasmesmas, surgiram diversas cidades sem infra-estrutura. De forma geral todo país sofreu com esse processo de urbanização sendo que algumas regiões tiveram um desenvolvimento mais acentuado como, por exemplo, a região Sul e Sudeste, a migração provocou um inchaço em determinadas regiões. Nesse processo o aumento da população nas regiões urbanas, aliado a oferta e consumo crescentes de produtosprovocou aumento do volume e diversificação de lixo. Desse modo, o encargo de gerenciar o lixo tornou-se uma tarefa que demanda ações diferenciadas e articuladas, as quais devem ser incluídas entre as prioridades de todos os municípios. Disposto de forma errônea, em espaços abertos chamados de lixão não existe controle quanto a variedades do lixo que ali são depositados, desde resíduos domésticos ahospitalares que causam patogenias colocando em riscos os moradores próximos e os catadores. Hoje com a reciclagem além de ser um processo de reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos, serve de renda para muitos. Quando é deposto dessa forma causa aparecimento de algumas espécies de animais, que são responsáveis por grandes epidemias tais como tifo, cólera e a poliomielite.Diante desse desenvolvimento populacional, vários estudos foram elaborados, hoje se torna possível classificar o lixo quanto sua natureza física (seco e molhado) e composição química (matéria orgânica e matéria inorgânica). Outra classificação é quanto a sua origem, domestico,comercial,urbano,publico,hospitalar,portos e aeroportos,terminais rodoviários e o nosso tema os industrias. São necessáriasmudanças ainda que lenta para diminuição do lixo, pois o lixo gerado pela indústria são classificados como resíduos que para solucionarmos requer ainda um custo alto e acarreta danos ao meio ambiente. O lixo domestico é apenas uma pequena parte de todo o lixo produzido.
Em agosto de 2010, surge a Política Nacional de Resíduos Sólidos que visa disciplinar a coleta, destino final e os tratamentos paraos resíduos industriais e perigosos. Entre eles incluem-se materiais perigosos e que requer tratamento especial em decorrência dos males causado ao meio ambiente e a saúde. A indústria é responsável por grande parte destes resíduos – sobras de carvão, químicos, gás, fumaça são lançados na natureza. Assim, as indústrias metalúrgicas, alimentícias e químicas têm resíduos bem diferentes em estadosolido semi-sólido, gasoso e liquido. Por ter característica heterogênea, o lixo se da na forma também de cinza, óleo, lodos provenientes dos sistemas de tratamento de água e os gerados em equipamento e instalações de controle de poluição, resíduos alcalinos ou ácidos, plástico, madeiras etc.
Em algumas indústrias usam matérias, como o cianureto, pesticidas, como o DDT, solventes, asbestos emetais, como o mercúrio e o cádmio entre outros, causando ameaça à vida e aos locais onde são despejados comprometendo o ciclo natural, pois gera perda da capacidade de produção dos solos, pois o chorume que é um liquido expelido devido à decomposição dos resíduos orgânicos ameaçando os ambientes onde são despejados, esses resíduos sólidos são amontoados e/ou enterrados; os líquidos são despejados...
tracking img