Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pós-modernismo, Nova Ordem Mundial e Globalismo.













ILHÉUS-BA
2013


Pós-modernismo
 



Para começar o assunto da pós-modernidade é preciso expor a problemática do fim do modernismo ou da crise dos paradigmas. O pensamento pós-moderno é uma tentativa de entender a confusão causada pelo aguçamento das mudanças. A modernidade passou por inúmeros óbitos. No passardo séc. XX muitos pensadores, de diferentes ideologias, proclamaram o fim da modernidade e das idéias iluministas. A relação do iluminismo e o pessimismo relativo ao progresso é uma temática comum na cultura do século XX. Esses pensadores tratam a “pós-modernidade” como uma fase do capitalismo contemporâneo – são diagnósticos de declínio de épocas - uma situação histórica, sujeita à mudança e àação política.

No final dos anos 60, a crítica da modernidade renasceu com o princípio da imensa crise que deu lugar a grande prosperidade econômica, resultante do “circulo virtuoso” Fordismo central (a contínua adaptação do consumo de massa aos ganhos de produtividade). Em meados de 1973 o capitalismo entrou em baixa, combinando baixas taxas de crescimento com altas taxas de inflação. Crise estaque tomou proporção global.

O principio de "pós-modernismo" surgiu pela primeira vez no mundo hispânico, por volta de 1930, uma geração antes de aparecer na Inglaterra ou nos EUA. Na sua origem, pós-modernismo significa a perda da historicidade e o fim da "grande narrativa". O que marcou o fim de uma tradição de mudança e ruptura, o apagamento da fronteira entre alta cultura e da cultura de massae a prática da apropriação e da citação de obras do passado.

No princípio deste pós-modernismo está a imensa derrota política que sucedeu o período das “revoluções” dos anos 60. Há, entretanto, outras fontes: o chamado pós-industrialismo, a emergência de novos poderes políticos, o recrudescimento da vanguarda cultural, a mercadorização acelerada e crescente das mais variadas dimensões da vida,inclusive da cultura, entre outras.

Enquanto o modernismo alega que cada pessoa faz a sua verdade, o pós-modernismo ataca o próprio conceito de verdade. Para o pós-modernismo, a verdade é simplesmente “o que funciona para você”.









Nova Ordem Mundial





Nova Ordem Mundial constituiu-se após o fim do mundo bipolar entre os blocos soviético e norte-americano. Descreve-seuma nova ordem não apenas militar (baseada na força), mas também política e sobretudo econômica.

Para isso definiram-se os conceitos de ordem, ordem internacional ou mundial. Descreveu-se também o mundo bipolar e o seu desmoronamento, questionando-se posteriormente a existência atual de uma ordem unipolar ou multipolar.

Por último, analisou-se a perspectiva de uma ordem econômica mundial,nem sempre coincidente com as potências militares existentes. Salientando o papel da globalização e a existência dos grandes espaços econômicos, bem como as potências emergentes, como é o caso da China, ou mesmo os chamados “tigres asiáticos”.

As elites bancárias e os super-bilionários vem manipulando o mundo a um ponto que achamos normal ou nem reparamos mais. Hoje, estes denominados ‘A elitedo mundo’, tem em seu poder aproximadamente 70% de todo o dinheiro do mundo, enquanto nós (meros mortais) brigamos pelos outros 30%. Os governantes do mundo estão clamando para uma nova ordem mundial. O que se esquecem de dizer, é que esta ordem será regida por um governo único, onde pessoas serão super controladas, uma moeda única, uma única religião e um exército único. Pessoas se perguntam oporquê da unificação do exército. O seu propósito é acabar com qualquer tentativa das pessoas em buscar a liberdade.

A Nova Ordem Mundial é sustentada nada mais nada menos do que pela pobreza humana e a destruição do ambiente. Dá origem ao apartheid social, promove o racismo e os conflitos étnicos, mina os direitos das mulheres e frequentemente precipita os países para confrontos destrutivos...
tracking img