Aterosclerose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aterosclerose
Introdução:
É uma doença lenta e progressiva que pode começar na infância.
Característica:
É uma doença crônica degenerativa, caracterizada pela obstrução de vasos sanguíneos, causada pela formação de ateroma.
O que são os ateromas:
Os ateromas são placas, compostas especialmente por lipídeos (principalmente o colesterol) que se acumulam na parede dos vasos, causando adiminuição do diâmetro do mesmo. Esses lípides podem ser produzidos pelo próprio organismo, ou serem adquiridos através da alimentação. Em casos extremos pode acontecer a obstrução total de vasos vitais, como os do coração e do cérebro. Estas placas são compostas por gorduras, colesterol, cálcio ou outras substâncias encontradas no sangue.
Como são formadas as placas:
Os monócitos – glóbulos brancosde defesa – percorrem a corrente sanguínea, e acabam se agrupando nas paredes das artérias e aglomerando-se nas gorduras. Aos poucos, essa gordura acumula-se e provoca o estreitamento e até mesmo a obstrução da artéria.
Tipos de aterosclerose
aterosclerose pode ser encontrada sob duas formas:
* placas duras e estáveis, em que as paredes são grossas e endurecidas;
* placas moles einstáveis.
Tanto as placas duras quanto as moles podem apresentar uma fissura propiciando a deposição de fatores de coagulação e a conseqüente formação de um coágulo evoluindo até o entupimento da artéria. As placas moles, mesmo sendo rasas, e não causando obstruções importantes enquanto preservadas podem, em dado momento, romper-se e acarretar a obstrução pela formação de um coágulo.
Causas:
É causadapelo acúmulo de lípides (gorduras) nas artérias, que podem ser fabricados pelo próprio organismo ou adquiridos através dos alimentos. Ela começa quando monócitos (um tipo de leucócito mononuclear) migram da corrente sanguínea e depositam-se nas paredes arteriais e passam a acumular gorduras, principalmente colesterol, formando as placas ateroscleróticas ou ateromas.
As artérias afetadas pelaaterosclerose perdem elasticidade e, à medida que essas placas de gordura crescem, as artérias estreitam-se.
Eventualmente essas placas podem se romper, havendo o contato das substâncias do interior da placa com o sangue, o que produz a imediata coagulação do sangue e, como consequência, a obstrução total e súbita do vaso, o que leva ao infarto do miocárdio.
Sintomas:
O sintoma depende do órgãoafetado pela obstrução da artéria.
Esses sintomas desenvolvem-se gradualmente, à medida que a artéria é obstruída.
Os sintomas só aparecem quando os vasos sanguíneos estão prestes a ficar completamente obstruídos. Como essa obstrução pode impedir a circulação de sangue para diferentes órgãos, os sintomas serão relativos ao órgão afetado. À medida que a aterosclerose estreita a artéria, o órgãoafetado pode deixar de receber sangue suficiente para oxigenar os seus tecidos. Os órgãos mais afetados e as consequências da obstrução são os seguintes:
Artérias que irrigam o cérebro (carótidas) – acidente vascular cerebral (derrame).
Artérias coronárias, que irrigam o coração (coronárias) – dor no peito, angina ou infarto.
Artérias que irrigam as pernas (femoral, poplítea, tibial) – dor aocaminhar, claudicação intermitente, gangrena.
A obstrução das artérias que irrigam os rins também pode causar sérias complicações, inclusive à morte.
Esses sintomas desenvolvem-se gradualmente, à medida que a artéria é obstruída.
Pessoas com maior risco:
As pessoas com maior risco de desenvolver a doença são as que apresentam: aumento da pressão arterial, obesidade, diabetes, estresse,tabagismo, alteração no colesterol, alteração dos triglicérides e a vida sedentária.
Idosos, indivíduos do sexo masculino, mulheres após a menopausa e pessoas com antecedentes familiares de aterosclerose também têm maior tendência a desenvolver a doença.
Os principais fatores de risco estão listados a seguir:
* excesso de LDL (colesterol ruim);
* baixa do HDL (colesterol bom);
*...
tracking img