Resenha jussara hoffmann

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Essa resenha apresenta um compromisso, de encaminhar-se de fato da reflexão à ação princípio maior de uma postura avaliativa mediadora e de contribuir para a construção de uma prática alicerçada em tal princípio.
Tem como objetivo desvelar os fantasmas da prática tradicional, os alicerces teóricos que nos levaram a exercer tal prática, bem como desencadear a tomada de consciência dos educadorese administradores em geral sobre o significado da manutenção da avaliação classificatória na construção de uma escola libertadora.
“Hoffmann,2000”
A Didática, o processo de avaliação e o processo de ensino e aprendizagem

HOFFMAN, Jussara. Avaliação Mediadora; Uma Pratica da Construção da Pré-escola a Universidade. 17.ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2000.

Por uma escola de qualidade, dizrespeito à questão melhoria de qualidade de ensino. Muitos fatores dificultam a superação da prática tradicional. Essa não é apenas a concepção vigente entre os professores, mas a crença de toda a sociedade e que transparece em noticiários de jornais e da televisão. As escolas justificam os seus temores em realizar mudanças a partir da séria resistência das famílias quanto a tais inovações. A verdadeé que há um sério descrédito em relação às escolas inovadoras e o sistema de avaliação é um dos focos principais de crítica da sociedade. O sistema de avaliação tradicional, classificatório assegura um ensino de qualidade? A manutenção das provas e notas é garantia do efetivo acompanhamento dos alunos no seu processo de aprendizagem? O sucesso de um aluno na escola tradicional representa o seudesenvolvimento máximo possível? A primeira pergunta refere-se à crença no sistema tradicional de avaliação como responsável por uma escola competente. A problemática do ACESSO escolar pode ser vista de duas maneiras no meu entender: ACESSO como INGRESSO, ACESSO a outras séries e graus de ensino. Em primeiro lugar não se pode falar em melhoria de qualidade de ensino sem antes atender o direitofundamental da criança de ter acesso (ingresso) à escola. Uma melhoria da qualidade do ensino deve absorver os dois níveis de preocupação: escola para todas as crianças e uma escola que compreenda essas crianças a ponto de auxiliá-las a usufruir seu direito ao ensino fundamental. Os educadores discutem muito “como fazer a avaliação” e sugerem metodologias diversas. Esse não é um comportamento que seobserva apenas nos professores, porque toda a sociedade vem se manifestando no mesmo sentido. Para inúmeros professores, a avaliação se resume à decisão de enunciar dados que comprovem a promoção ou retenção dos alunos. O significado da avaliação na escola alcança um significado próprio e universal, as notas e as provas funcionam como redes de segurança em termos do controle exercido pelos professoressobre seus alunos, das escolas e dos pais sobre os professores, do sistema sobre suas escolas. O significado primeiro e essencial da ação avaliativa mediadora é o “prestar muita atenção” nas crianças,nos jovens.
Quando surgem respostas cuja lógica não é entendida de imediato, muitos professores manifestam-se e pedem explicações, ou ajudam quem as disse a buscar coerência. À semelhança da charadainicial, pode ter várias respostas possível e lógicas, uma vez que se refere a realidade diferentes, indivíduos diferentes, vivendo cada um, sua própria experiências de vida. À semelhança dessa situação, o que foge ao “normal”, ao “padrão”, é o motivo de estranheza em situação de aprendizagem. Pouco se disse “NÃO SEI” às situações complexas enfrentadas e muito se buscou em manuais e regimentos ajustificativa para a tomada de decisões sobre situações extraordinárias com os alunos, deixou-se, assim, de refletir sobre como se dá o conhecimento pela rotina de repetir os encaminhamentos convencionais. Enfrentamos algumas situações características com nossos alunos: uma delas refere-se aos alunos que participam das aulas, realizam todas as tarefas, estão atentos às explicações do professor...
tracking img