Ataques terroristas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 Introdução

Os atos terroristas ocorridos contra o World Trade Center, em Nova York, e ao Pentágono, em Washington, remetem a uma reflexão em torno da história das duas guerras mundiais que marcaram a história do século 20 e a possibilidade de uma Terceira Guerra Mundial.
Um ato terrorista ocorrido em Sarajevo, na Bósnia, desde 1908 pertencente à Áustria, é considerado como a causaimediata do início da Primeira Guerra Mundial. O estudante Gavrilo Princip, militante dos "Jovens Bósnios", com apoio da organização terrorista sérvia "Mão Negra", assassinou em 28 de junho de 1914 o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco e sua mulher. Não se comprovou o envolvimento direto entre o governo sérvio e o atentado, mas a Áustria declarou guerra à Sérvia em 28 de julhode 1914.
Em 7 de dezembro de 1941, os japoneses bombardearam Pearl Harbor, no Havaí. No dia seguinte, o presidente Roosevelt, na declaração de guerra contra o Eixo, afirmou que "ontem, 7 de dezembro de 1941 - uma data que viverá na infâmia - os EUA foram súbita e deliberadamente atacados pelas forças navais e aéreas do Império do Japão". 
O ataque aos símbolos do poderio norte-americanocontém os dois elementos das guerras antecedentes, o ato terrorista e o ataque aéreo cujas proporções superam os incidentes anteriores. A diferença é que nas duas guerras mundiais, o mundo estava dividido em sistemas de alianças conduzidos pelos países imperialistas que disputavam o mercado internacional:

* Na Primeira Guerra Mundial, a Tríplice Aliança reunia Alemanha, Áustria e Itália. AEntente, que apoiou a Sérvia, era formada por França, Inglaterra e Rússia. A Itália ficou neutra e depois apoiou a Entente; os Estados Unidos entraram contra a Tríplice Aliança em 1917. 
* Na Segunda Guerra Mundial, o Eixo era composto por Alemanha, Itália e Japão; os Aliados eram Inglaterra, França, Estados Unidos e União Soviética.

Os atentados hoje ocorridos não tem por trás paísespoderosos e também não é descartada a hipótese de que foi obra de grupos extremistas norte-americanos, tendo por princípio o atentado de Oklahoma.
Uma Terceira Guerra Mundial teria características diferentes, dentro da Nova Ordem Internacional marcada pela globalização atada aos interesses do capital transnacional. Nas duas guerras anteriores ocorreu o enfrentamento entre grandes potências; hoje osgigantes se uniriam para uma guerra sem fronteiras, com chancela da ONU, apoio da Otan e da Rússia, cujo presidente Putin, afirmou que "atos como esses não podem ficar impunes".
O senador democrata Christopher Dodd declarou hoje à CNN que "os governos que apoiam o terrorismo também são responsáveis". Prudentemente, o senador não mencionou nomes, mas os principais suspeitos são: Iraque, Irã,Líbia, Palestina, Síria, Afeganistão, Coréia do Norte e Cuba, párias no quadro da Nova Ordem Internacional. O emprego de forças organizadas contra países de pequeno porte teria como resposta a intensificação dos atentados não só nos EUA, mas em todos os países a ele aliados. Seria uma guerra sem front claramente definido, dos gatos contra os ratos.

2.0 Desenvolvimento

2.1 Ataques de 11 de setembrode 2001

Os ataques de 11 de setembro, como são mundialmente conhecidos, ocorreram em Nova York. Naquele dia, quatro aviões foram sequestrados por 19 terroristas da Al-Qaeda. Dois dos aviões se chocaram contra as Torres Gêmeas no World Trade Center, no centro de Manhattan.
O primeiro avião se chocou contra a Torre Sul, e logo em seguida outro avião se chocou contra a Torre Norte. Outrosdois aviões seguiam para a capital dos EUA, Washington. O terceiro atingiu o prédio do Pentágono e um dos aviões caiu em um campo da Pensilvânia, antes de atingir seu objetivo. Em nenhum dos voos houve sobreviventes.
Após este ataque os Estados Unidos colocaram em prática a “Guerra ao Terror”, em que soldados americanos invadiram o Afeganistão e lá permaneceram por anos, atrás dos responsáveis...
tracking img