Ataques terroristas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Os ataques que ocorreram no dia 11 de setembro nos EUA, estão sendo considerados como os atos terroristas mais importantes da história recente mundial, por que atingiram a maior potência mundial e principalmente por que contam com a cobertura de todos os meios de comunicação de massa. As cenas que chocaram o mundo foram repudiadas pelos principais governantes, de diversas nações domundo. A morte de milhares de civis, em um ataque terrorista como esse, reforçam sentimento humanista e a posição contrária aos grupos ou pessoas que se utilizam deste método de ação.
 
O que é terrorismo

O terrorismo é a forma escolhida por certas organizações para alcançaremos seus objetivos políticos. Consiste em atos de violência física ou psicológica imprevisíveis, perpetrados contraEstados, indivíduos, grupos precisos e massas anônimas, de modo a instalar um ambiente de medo generalizado. O terrorismo é, na prática, uma forma de guerra que não conhece regras. 
Conceito Moderno Nos últimos anos, o terrorismo ganhou significados variados e polivalentes. O grande volume de informações e/ou imagens geradas por esse tipo de comportamento tem tido muita influência na construçãodesses significados.

Terrorismo Indiscriminado: São todas as ações que se destinam a fazer um dano a um agente indefinido ou irrelevante. Não existe um alvo estabelecido previamente. Visa à propagação do medo geral na população, visa cansar a retaguarda, vencer por um sentimento geral de instabilidade. Exemplo: A Colocação de bombas em cafés, parques de estacionamento, metro.
 
TerrorismoSeletivo: quer dizer que visa um alvo reduzido, limitado, específico e conhecido antes de efetuar o ato. Visa à chantagem, vingança ou eliminação de um obstáculo. Ele é terrorismo porque tem efeitos camuflados, tem efeitos políticos, pretende pôr em causa uma determinada ordem.

Natureza do Terrorismo

 As ações terroristas podem ser de diversas naturezas:
 
Atentados com Bombas;
Desvio de aviõese navios; 
Atos de sabotagem; 
Sequestros e assassinatos de políticos, militares e funcionários.  

Ataques Terroristas

Infelizmente, encontramos em uns passados recente, diversos ataques terroristas que chocaram o mundo.
 

Nova Iorque, 11 de Setembro de 2001.

Em 11 de Setembro de 2001, os Estados Unidos da América sofreram o maior ataque terrorista da década.
 
Quatro aviõesde passageiros foram desviados intencionalmente da sua rota normal, dois colidiram com as duas torres do World Trade Center em Nova Iorque, outro com o Pentágono em Washington e o último despenhou-se num descampado, não tendo conseguido atingir o seu objetivo. Este fato levou os Estados Unidos da América a iniciarem uma operação de caça ao terrorismo a nível internacional.
Madrid, 11 de Março de2004.
Na manhã de quinta-feira, 11 de Março de 2004, 10 mochilas carregadas com Trinitrotolueno explodiram em quatro comboios de passageiros com destino a Madrid. Os atentados causaram pelo menos 191 mortos e 2050feridos.
 
O governo espanhol atribuiu o atentado à ETA, argumentando que foi utilizado um explosivo normalmente usado pela ETA.Porém, governo espanhol argumentou também, a possívelhipótese de a Al-Qaeda estar envolvida, pois quatro provas apontaram neste sentido.Um grupo próximo da Al Qaeda, as Brigadas de Abu
Hafs Al Masri reivindicou o atentado em nome da Al Qaeda. Os atentados têm características em comum com outros atentados da AlQeda. Na tarde do dia 11 de Março foi encontrada, na região de Madrid, uma fita cassete com orações em árabe numa carrinha com detonadores. Na noitede 11 de Março foi divulgada a suspeita de que um bombista suicida seguia a bordo de um dos comboios.Minutos antes das 19:00 horas de 12 de Março, num telefonema feito para a redação do diário GARA, a ETA negou a autoria dos atentados.

Rússia, 01 de Setembro de 2004.

Em 1 de Setembro de 2004, o início do ano escolar foi abruptamente interrompido na escola russa de Beslan, na Ossétia do...
tracking img