Astro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RA: 0050033065 – Ricardo dos Santos Ribeiro
1º Semestre – Noturno – Turma: C
A.B.N.T
Hortolândia
2012
RA: 0050033065 – Ricardo dos Santos Ribeiro
A.B.N.T
Trabalho de Economia do Curso de Administração de Empresas da Faculdade UNIESP
Professora Especialista: Carla Câmara
Hortolândia
2012
SUMÁRIO

Introdução 4
História 5
Objectivos 7
Os principais objectivos do Fundo MonetárioInternacional são: 7
Estrutura e Organização 8
Os membros e seus respectivos grupos são: 8
Quotas e Moeda 9
10 Maiores Quotistas 9
A importância na atribuição da quota de cada país advém de dois aspectos: 10
Formas de Financiamento 10
FMI em Portugal 12
Conclusão 14
Bibliografia 15

Introdução
O presente trabalho enquadra-se na unidade curricular de Política Económica, dosegundo ano do curso de Gestão e Empresas da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
É neste contexto, e de acordo com o programa, que vamos apresentar um dos temas debatidos no decurso das aulas – Fundo Monetário Internacional (FMI).
Em termos de Política Económica, este tem sido um tema bastante debatido, devido à crise económica internacional.
A polêmica de intervenção ou não desteorganismo, do qual Portugal faz parte integrante, tem gerado divisão de opiniões entre os principais partidos políticos bem como de especialistas da área.
Ao longo do trabalho, iremos resumir um pouco a sua origem histórica, a sua estrutura e organização, bem como os seus objetivos e intervenções passadas.

História
Após a crise económica de 1929-1933 (teve origem na quebra da bolsa de valoresde Nova Iorque de 1929) e da II Grande Guerra apareceram, em grande número, países com as suas estruturas socioeconómicas degradadas. Com a crise económica instalada, esta provocou medidas e comportamentos, por parte dos governos, na política económica dos seus países, que vieram agravar ainda mais a situação ao invés de atenuar, como era o objetivo.

Umas das medidas adoptadas pelos países,foi o chamado “Beggar-thy-neighbor” (empobrecer o vizinho), isto é, eles utilizavam politicas cambiais que tinham como principal objetivo assegurar ou até aumentar a exportação pela produção nacional, para reduzir a queda da conjuntura económica do país. Isto traduziu-se, na pratica, pela desvalorização da moeda de forma agressiva para que a produção nacional tivesse um preço mais baixo ao dosoutros países, tentando aumentar ou assegurar a competitividade externa da economia.

Estas praticas contribuíram para que a crise se acentuasse ainda mais, o que provocou o aparecimento de tensões diplomáticas entre os países, tensões que mais tarde levaram ao surgimento da II Grande Guerra.

Para que a história não se repetisse, após a II Grande Guerra, houve um esforço em procurar estabelecer umorganismo institucional que impedisse uma nova crise mundial.

Foi neste cenário, que em Julho de 1944, um conjunto de 45 países, se reuniram em Bretton Woods, New Hampshire (EUA), para a criação de uma organização permanente e de carácter supranacional que regulasse o sistema financeiro internacional.
Estabeleceu-se que esse organismo, teria que ser regulado e vigiado permanentemente e quedeveria encorajar medidas restritas sobre a conversão da moeda dos países, para que dessa forma, se evitasse o que acontecera após a crise económica de 1929-1933, onde se verificou problemas nos fluxos económicos e dos investimentos internacionais.
O resultado desta reunião, foi a criação de dois organismos supranacionais, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial para a reconstruçãoe desenvolvimento (BIRD).
O Banco Mundial para a reconstrução e desenvolvimento tinha como objectivo ajudar a financiar o processo de reconstrução económica dos países afectados pela II Grande Guerra, tornou-se o principal órgão de financiamento dos chamados países em desenvolvimento.
O Fundo Monetário Internacional tinha como função principal evitar desequilíbrios nas balanças de pagamentos...
tracking img