Astros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Industrial automobilística Brasileira

De acordo com Hollanda Filho (1994), o rompimento de um estado de forte protecionismo, desencadeado no inicio na década de 90, mediante o processo de aberturacomercial, acabou por impulsionar a modernização da indústria automobilística brasileira.
Segundo o autor, a política protecionista do setor prolongou-se por um período demasiadamente extenso,fazendo com que as montadoras instaladas no país não absorvessem mais cedo as inovações revolucionárias que se difundiam em nível mundial.
A concorrência, a necessidade de integrar-se aos mercadosexternos e de competir com os veículos importados fizeram com que as montadoras brasileiras investissem em inovações tecnológicas, principalmente, em equipamentos produtivos da área eletrônica. Isto explicao elevado volume de investimentos feitos pelas mesmas durante a década de 90.
Uma das formas de inovação - a automação industrial - permitiu às montadoras nacionais utilizar vários equipamentosassistidos por computador, destacando-se um expressivo número de novos robôs que passaram a realizar um rol de rotinas antes exercidas por trabalhadores, como, por exemplo, as atividades de solda, pinturaetc. A automação permitiu, ainda, que novos padrões de qualidade do produto fossem alcançados.
Além dos robôs, outros equipamentos passaram a compor o setor, destacando-se:
· Computadores paragerenciamento de informações, programação e controle da produção;
· Máquinas-ferramenta CNC (comando numérico computadorizado), especialmente na usinagem;
· Controladores programáveis (CP ou CLP) paracomando de painéis, linhas de montagem;
· Sistemas de transporte automático e flexível de materiais ou chassis (FTS/AGV), bem como sistemas de movimentação e armazenagem controlados por computador;
·Sistemas para desenhos e manufatura assistidos por computador (CAD/CAM) para agilização dos projetos de produtos e processos e para interligação entre a programação e a fabricação.
Uma outra...
tracking img