Assistencia farmaceutica

Departamento de Biologia e Farmácia
Curso de Farmácia
Profª Ana Paula Helfer
NOMES: Gabriel Oliveira e Maria Eduarda Machado

ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO

O armazenamento e a distribuiçãosão as etapas do ciclo da Assistência Farmacêutica que visam, como finalidades precípuas, a assegurar a qualidade dos medicamentos através de condições adequadas de armazenamento e de um controle deestoque eficaz, bem como a garantir a disponibilidade dos medicamentos em todos os locais de atendimento ao usuário.

Com base nas lições 9, 10, 11 e 12 do livro Gestão da Assistência Farmacêutica:Programação, aquisição, armazenamento e distribuição de medicamentos respondam, em duplas, os seguintes questionamentos:

Lição 9 (pág 57) – Armazenamento e distribuição de medicamentos: definição,objetivo e etapas do armazenamento e da distribuição dos medicamentos.
1) Objetivos do armazenamento e da distribuição?
Assegurar a qualidade dos medicamentos através de condições adequadas dearmazenamento e de um controle de estoque eficaz, bem como a garantir a disponibilidade dos medicamentos em todos os locais de atendimento ao usuário.

2) O que ocorre quando os medicamentos sãoarmazenados e distribuídos de forma inadequada?
Os medicamentos podem ser adquiridos em quantidade muito superior à necessária, levando a perdas e desperdícios de recursos públicos, resultantes danecessidade de descartar produtos com prazo de validade expirado, ou até mesmo, é possível aquisição insuficiente de medicamentos, prejudicando o acesso da população. Podem haver prescriçõesirracionais e comprometimento para doenças crônicas.

3) Quais atividades incluem o armazenamento de medicamentos, fala sucintamente sobre cada etapa?
RECEBIMENTO é à entrada de materiais, conferência,regularização;
ESTOCAGEM é a entrada de materiais e regularização;
CONTROLE DE ESTOQUE é o sistema eficiente de registro

Lição 10 – Armazenamento e distribuição de medicamentos: Central de...