Acido base

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PoluIÇÃO dEVIDO A ÁCIDOS E BASES


introdução


Neste trabalho nos iremos falar sobre a Poluição devido a ácidos e bases, como é que estes nos afectam. Falaremos também sobre as chuvas ácidas como evita-las em que nos prejudica e como nos prevenimos. Com isto ficaremos a saber melhor sobre os ácidos e as bases e suas características. Esperemos com isto conseguir passar uma breve e claraexplicação sobre o tema abordado.
Índice
Base (química) 4
Características 4
Ácidos (Química) 5
CHUVA ÁCIDA 6
Como é formada a chuva ácida? 6
Prejuízos e Efeitos 7
PREJUÍZOS PARA O HOMEM 7
PREJUÍZOS PARA O MEIO AMBIENTE 7
Como evitar a chuva ácida 7

Base (química)

Segundo Arrhenius, uma base é qualquer substância que libera unicamente e exclusivamente o anião (OH-) emsolução aquosa. Soluções com estas propriedades dizem-se básicas ou alcalinas. As bases possuem baixas concentrações de iões H+ sendo considerado base as soluções que têm pH acima de 7.
São conhecidos como produtos de limpeza, medicamentos (antiácidos) e entre outros.
Muitas bases, como o hidróxido de magnésio (leite de magnésia) são fracas e não trazem danos. Outras como o hidróxido de sódio (NaOHou soda cáustica) são corrosivas e sua manipulação deve ser feita com cuidado. Quando em contato com o papel tornassol vermelho apresentam a cor azul-marinho ou violeta.

-------------------------------------------------
Características

* Sabor adstringente.
* Sofrem dissociação quando em solução aquosa; há separação dos íons conduzindo corrente elétrica.
* Base é toda a substânciaque, em solução aquosa libera como ânion exclusivamente OH- (hidróxido).
* Quando são dissolvidos em água, os hidróxidos tem seus íons separados. O cátion é um metal, e o ânion é OH-.

Ácidos (Química)

São classificadas como ácido, todas as substâncias que têm o ph menor do que 7 e que libertam iões H+ quando forem diluídas em solução aquosa. Por isso, a maioria desses compostos terão oH iniciando a sua fórmula:
HNO3 = ácido nítrico
H2SO4 = ácido sulfúrico

Por causa da libertação de iões, os ácidos conduzem eletricidade. Os indicadores químicos, que são substâncias que mudam de cor de acordo com a acidez do meio, são muito utilizados em laboratório, como a Fenolftaleína, que fica vermelha em meio básico, e incolor em soluções aquosas. A acidez de um meio é definida pelo pH.Um ácido é considerado forte quando liberta o máximo de iões H+ e não os absorve novamente. Exemplos destes são o HCl e o H2SO4, este último está presente nas chuvas ácidas, que causam a corrosão de monumentos e prédios nos centros urbanos. Ácidos fracos liberam poucos iões H+, porém entram em equilíbrio químico (os iões juntam-se formando a substâncias novamente).

CHUVA ÁCIDA
A queima decarvão e de combustíveis fósseis e os poluentes industriais lançam dióxido de enxofre e de nitrogênio na atmosfera. Esses gases combinam-se com o hidrogênio presente na atmosfera sob a forma de vapor de água. O resultado são as chuvas ácidas. As águas da chuva, assim como a geada, neve e neblina, ficam carregadas de ácido sulfúrico ou ácido nítrico. Ao caírem na superfície, alteram a composiçãoquímica do solo e das águas, atingem as cadeias alimentares, destroem florestas e lavouras, atacam estruturas metálicas, monumentos e edificações.

Como é formada a chuva ácida?

Sabemos que o pH da água pura é 7,0, mas quando o dióxido de carbono presente na atmosfera se dissolve na água, ocorre a formação do ácido carbônico e portanto o pH da água em equilíbrio com o CO2 atmosférico é de 5,6.O2 (g) + H2O (l) → H2CO3 (aq)
H2CO3 (aq) → H+ (aq) + HCO3- (aq)
HCO3- (aq) → H+ (aq) + CO32- (aq)

Apesar da chuva em equilíbrio com o gás carbônico já ser ácida, só dizemos que a chuva tem um excesso de acidez quando seu pH for menor que 5,6.
O aumento da acidez na chuva ocorre principalmente quando há um aumento na concentração de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera. Estes...
tracking img