Assiria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Historia geral.
A Assiria localizava-se ao norte da planície, uma região mais árida e montanhosa da Babilonia. Seu povo possuía características sócias bastante diferentes dos seus vizinhos que habitavam o sul. Eram guerreiros, sobretudo, aprenderam desde muito cedo, o uso do ferro, com os hititas, chegaram a aprimorar tanto seu exercito, que logo dominaram toda a Mesopotamia. Seus métodos deguerrilha eram cruéis, e essa crueldade projetada pelos assírios, se torna uma de suas características. Compreende-se que situados em uma região difícil, constantemente, atacados pelos seus vizinhos, foram “forçados” a se aprimorar na arte da guerra, por uma questão de sobrevivência. Os reis assírios, tinham ao seu redor, um ambiente de verdadeiro terror, alguns deles possuíam verdadeiros requintesde perversidade, particularmente com seus prisioneiros de guerra. Entre os principais reis, Sargão II, que dominou a região de Israel, quase toda a Armênia, e ainda tributou a Arábia e Egito. A sua cavalaria, sua infataria, era armada com peças de ferro, seus instrumentos de guerra, como o aríete, provocaram a destruição e o ódio de muitos povos. Podemos citar também outros famosos reis daAssiria, Senaqueribe, Assaradon e Assurbanipal.
Com sua campanha de guerra, os assírios arrecadaram particularmente na Babilonia, que estava sob o seu domínio, grandes riquezas e gozaram de um período que pode ser considerado, o ápice de sua civilização, onde seu comercio e sua indústria, pontificaram nos principais portos da Assiria. Era famosa a sua cerâmica, objetos cinzelados e principalmente, asua tapeçaria, onde realmente se mostravam verdadeiros artistas. A capital do império, Nívie, foi umas das principais cidades do seu tempo.
Mas em 625 a.C, os babilônios ou caldeus, não suportando mais serem subjulgados pelos assírios, aliaram-se aos medos e empreenderam uma violenta, campanha militar, que terminou com a queda de Nívie e a destruição total da civilização assíria, no sentido denação independente. Jamais a Assíria voltou a existir, sendo aglutinada pelos costumes e pelos hábitos babilônicos. São realmente efêmeros os reinados que se fundamente na violência.
Sociedade
Os elementos básicos da estrutura social da Assíria e da Babilônia eram relativamente idênticos, variando apenas em seus aspectos formais. Tanto uma como outra civilização viviam em regimes plutocratras, istoé, sob o governo de uma determinada elite. A Babilonia era uma sociedade essencialmente comercial. As atividades do comércio eram distribuídas pelas famílias mais poderosas, que viriam a se tornar mais tarde em uma espécie de organização feudal.
A Assíria por sua vez, era também um estado organizado em regime aristocrático e como não podia deixar de ser, a classe dominante era a dos militares. Osmonarcas partiam do principio, através do qual todas as contribuições para o progresso humano, surgiam no campo bélico e nesse sentido, apoiavam a economia do país em sucessivas campanhas de ordem militar. A vida administrativa era, portanto, exercida na sua maior parte pelo exercito. O comercio e a indústria, embora em menor escala, eram idênticos em suas normas aos da Babilônia.

Religião(sacerdotes)
Tanto em uma civilização como em outra, os sacerdotes sempre tiveram um grande prestigio, pois os mesopotâmios emprestavam grande importância as atividades da sua religião, que possuía características extremamente peculiares, como veremos adiante. As classes populares vivam atormentadas pelos problemas de ordem econômica, tentando por todos os meios o alcance das classes privilegiadastanto no exercito como no comércio. E como uma constante odiosa da historia oriental havia os escravos, que não possuíam direito algum, a não ser trabalhar até a morte.
Artes
Na Babilônia, região das planícies, a pedra era escassa, razão pela qual os materiais usados, tanto na arquitetura como nas obras de arte, foram os ladrilhos vidrados na parte decorativa e o tijolo de barro cozido na...
tracking img