Psicologia do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Index Psicologia



Psicologia do desenvolvimento: Aspectos históricos

A investigação sobre o desenvolvimento humano iniciou-se pelo estudo da infância, estimulados pelas ideias de Darwin sobre a evolução das espécies e do comportamento, os pesquisadores passaram a ver a criança como fonte rica de informação potencial sobre a natureza humana.

- Infância: Evolução doconceito

O conceito de infância como período do desenvolvimento em que o individuo deve ser cuidado, protegido e supervisionado, é recente na história da ciência.

Até o século XVII o conceito de criança que a sociedade tinha era de um adulto em miniatura, acreditavam que as crianças pensavam e sentiam como adultos.

As crianças recebiam cuidados até os sete anos, após eram inseridos no mundo dosadultos desenvolvendo as mesmas atividades.

Nas famílias mais ricas era basicamente a mesma situação, porem o trabalho é mais leve. A escolarização iniciava-se por volta dos 4 ou 5 anos, o método usado no ensino era a repetição em voz alta das informações passadas pelos metre. Nessa época não havia a preocupação com a compreensão dos alunos nem das dificuldades no aprendizado e não haviaseparação de conteúdos por faixa etária.

Aos poucos o conceito de infância foi mudando no século XVII e foram afastadas dos assuntos ligados ao sexo, o ensino passou a ser graduado e a formação de classes de crianças de mesma idade. Porem tais mudanças ocorreram só nas classes altas, nas classes mais pobres, continuavam a se fazer poucas diferenças entre adulto e criança.

- Sistematização dapsicologia do desenvolvimento

Os estudos do desenvolvimento infantil tomou impulso na primeira metade do nosso século.

Os estudos limitavam-se a observação das atividades de bebes em seus primeiros anos de vida.

A principal preocupação dos pesquisadores era descrever a regularidade das mudanças do comportamento de acordo com a idade e as variações existentes entre crianças de mesma faixaetária, para obter um padrão normativo para o desenvolvimento.

Era uma pesquisa descritiva, onde a idade era o mais importante

Criou-se tabelas normativas que ainda hoje são uteis.

- Watson

Um dos iniciadores do behaviorismo

Usou modelo do condicionamento clássico para explicar o desenvolvimento humano

Para o behaviorismo os comportamentos emitidos por crianças ou adultossão resultantes de um processo de aprendizagem onde nessa aprendizagem são as respostas dadas no comportamento na presença de determinados estímulos.

Para Watson a aprendizagem seria responsável pelas mudanças que ocorrem ao longo da vida de uma pessoa modelando, assim, sua conduta social, seus pensamentos e seus valores.

Fez um experimento com um bebe de nove meses, chamado Albert, elecondicionou a criança a ter medo de animais e objetos brancos peludos, como cães coelhos e ate barbas brancas.

Com esse estudo Watson concluiu que as emoções humanas são produto de um processo de aprendizagem.

Para Watson existe 3 emoções básicas: o medo, a cólera e o amor, que são provocados por estímulos específicos, porem no decorrer do processo de desenvolvimento vários estímulos sãoassociados aos originais resultando em uma gama imensa de emoções.

- Freud e o desenvolvimento

Para Freud as relações afetivas desenvolvidas na infância principalmente nos primeiros 5 anos de vida são fundamentais para o equilíbrio emocional posterior

A personalidade é formada por 3 sistemas: id, ego e superego

Id é o substrato biológico da personalidade, são os impulsos, os instintos que sãode dois tipos: O instinto de auto conservação e o instinto de destruição.

Ego é a parte modificada da id influenciado pelo mundo exterior é a parte racional do individuo. É considerado o executivo da personalidade e serve de mediador entre as exigências da id e a realidade, o ego existe para satisfazer o id e não frustra-lo, embora possa inibir alguns instintos.

Superego é a consciência...
tracking img