Yaraevillyn

799 palavras 4 páginas
Falaremos agora de Platão e a educação. Platão teve bastante influência na educação grega, em sua doutrina, a educação consistia na atividade que cada homem desenvolve para conquistar as ideias e viver de acordo com elas. Então, podemos dizer que o conhecimento não vinha de dentro pra fora para o homem, tinha que ser ume esforço da alma para apoderar-se da verdade, em nossa opinião, podemos dizer que era como se o homem fosse atrás da sua vocação, saber o que realmente quer pra se aprofundar naquilo, apoderando-se da verdade, que o conhecimento vem de dentro de você, apenas isso, não de fora, pois lá fora, você poderia ter todos os recursos, oportunidades, oq u for, mas não adiantaria se não viesse de dentro de você.
Diferente de Socrátes que todos tinham capacidade de adquirir conhecimento, para Platão apenas algumas pessoas possuem tal capacidade. Segundo ele, o fim da educação é a formação moral do homem, e o meio de atingi-lá é o estado, na medida em que ele representava a ideia central da pedagogia platônica é a formação do homem moral dentro do estado justo, então dizendo em outras palavras, ele defendia que o estado devia reponsabilizar-se por toda a educação. Mas isso no Ocidente se difundiu muitos séculos depois, assim com a proposta de Platão de a educação ser a mesma para meninos e meninas. O poder deveria ser exercido por um tipo de aristocracia constituída por sáios e não por ricos e nobres. Assim, os reis deveriam ser filósofos e vice-versa.
O sistema educacional platônico pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade e estabelecia um longo trajeto educacional, pois Platão acreditava que o talento e o gênio só se revelam aos poucos. Também nos conceitos de Platão, estavam as ideias de que as crianças fossem separadas dos pais e encaminhadas para o campo, ai, até os 10 anos de idade, a educação seria principalmente física, com brincadeiras e esporte, atividades adoradas pro crianças até hoje. Além disso, pretendia com isso, criar uma

Relacionados