Assertividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
10-Assertividade no Processo Decisório


Você já vivenciou estar na fila do cinema e alguém furar a fila? Você é do tipo de pessoa que inicia uma conversa quer seja numa festa, na fila do banco, no supermercado ou no avião/ônibus? Você já devolveu alguma mercadoria que estivesse em desacordo com o seu pedido?
Muitas pessoas se sentem constrangidas em algumas das situações acima, sem contarcom outras situações, que você deve estar se lembrando neste momento.
Assertividade tem muitas formas.É a habilidade de expressar seus sentimentos, escolher o rumo de uma ação, defender os seus direitos quando apropriado, aumentar sua autoestima, ajudar a si próprio a desenvolver auto – confiança, discordar quando parecer importante, não concordar, cumprir planos para modificar o seu própriocomportamento e pedir para outros mudarem seus comportamentos quando ofensivos.
O comportamento assertivo visa garantir um equilíbrio entre o que você quer e o que as outras pessoas esperam de você.
O comportamento assertivo torna a pessoa capaz de agir em seus próprios interesses, a se afirmar sem ansiedade indevida, a expressar sentimentos sinceros sem constrangimento e exercitar os seus direitossem negar os alheios.
A pessoa não-assertiva tende a pensar na resposta depois que a oportunidade passou. Fica, geralmente, ressentida consigo própria, com a sensação altamente desconfortável de “Ter engolido mais um sapo”.
A pessoa agressiva pode responder muito vigorosamente, causando uma forte impressão negativa e mais tarde arrepender-se disso.
O indivíduo assertivo não passa pela vida cheiode inibições, cedendo à vontade alheia, guardando desejos dentro de si, ou ao contrário, destruindo outros a fim de atingir seus objetivos. Desenvolve controle de si mesmo nas relações interpessoais, sente-se confiante, é espontâneo na expressão dos sentimentos sem hostilidades nas situações eventuais de invasão por parte de outras pessoas.

Alguns comportamentos típicos de pessoas assertivas:• Dizer não ao que não concorda, não pode ou não quer fazer.
• Expressar sentimentos com facilidade.
• Ser caloroso com as pessoas que gosta.
• Pedir esclarecimentos quando explicações são insuficientes.
• Perguntar porquê quando algo não parece razoável.
• Defender seus direitos.
• Não justificar todas suas posições ou sentimentos.
• Reconhecer e verbalizar seus erros quando ocorrerem.• Aceitar a responsabilidade pela própria vida e pela quantidade dos relacionamentos.


O dicionário define asserção como “uma declaração ou afirmação confiante”.
As pessoas, de modo geral, têm duas possibilidades nas suas relações sociais: ou elas fazem o que esperam delas, ou fazem o que querem fazer.
Uma análise das estruturas básicas do mundo da família, da educação e dos negócios, leva aconcluir que o comportamento assertivo não foi propriamente incentivado pelo menos em algumas gerações.
Na família, o indivíduo é, geralmente, censurado se decide defender seus direitos. Repressões familiares como essas são comuns:

“Não ouse falar assim com seu pai”, “Nunca mais diga essa palavra na minha frente, outra vez”.

Essas ordens dos pais não levam a criança a ser assertiva.
Omenino é cuidadosamente educado para ser forte, bravo e dominador. Sua agressividade é perdoada e aceita, como é o caso do orgulho sentido pelo pai cujo menino está em apuros por Ter acertado o nariz do valentão. Ironicamente ( é uma fonte de muita confusão para o menino ) o mesmo pai encorajará da mesma maneira o seu filho a “Ter respeito pelos mais velhos”, “ser gentil”, “dar lugar para os outros”.Os professores continuam o esquema da autoridade preservada em detrimento de qualquer expressão mais sincera de opiniões e sentimentos. Criança bem comportada, que não questiona o sistema é recompensada, tendo s sua espontaneidade natural cerceada em aprender pelo menos nos primeiros anos.
Esses métodos são automaticamente reproduzidos em nossas ocupações e vida diária.
A maioria dos...
tracking img