Aspectos sociais e educacionais no meio ambiente: um estudo de caso da aracruz celulose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aspectos Sociais e Educacionais no Meio Ambiente: um estudo de caso da Aracruz Celulose


Resumo
A responsabilidade ambiental é assunto atual no mundo corporativo, ocupando espaço na mídia como na, mensagens corporativas, item imprescindível nas relações com o mercado e sociedade. Dessa forma as empresas buscam de maneira eficiente o máximo de retorno para seus acionistas. Com relação áresponsabilidade ambiental torna-se necessário levar em conta os aspectos sociais e educacionais. Este trabalho tem por objetivo descrever a responsabilidade social como função básica das empresas identificando ações sócio-ambientais sociais e educacionais desenvolvidas pela Aracruz Celulose nas regiões onde atua. Justifica-se a pesquisa tendo em vista que a responsabilidade sócio-ambiental além deser um assunto que tem ocupado espaço na mídia, no ambiente corporativo, político e acadêmico, é importante para o complemento da formação de futuros administradores, que ao gerirem organizações irão lidar com questões ligadas ao tema. Esse posicionamento leva à seguinte indagação: que ações de responsabilidade social no meio ambiente social e educacional desenvolvidas pela Aracruz nos municípiosonde atua, no período de 2003 a 2008? Para o presente trabalho os elementos metodológicos utilizados, tendo em vista os aspectos subjetivos que permeiam o objeto de estudo, foram, quanto aos fins, pesquisa exploratória e descritiva e quanto aos meios, pesquisa bibliográfica e estudo de caso.

Palavras-chaves: Meio Ambiente, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social


1 IntroduçãoA responsabilidade sócio ambiental é um assunto atual no mundo corporativo, ocupando espaço na mídia, discursos, mensagens corporativas, item imprescindível nas relações com o mercado e a sociedade.

O tema ambiente envolve temas não ecológicos, mas também sociais e educacionais.

As empresas buscam de forma eficiente, com responsabilidade e transparência, o máximo de retornopara seus acionistas, e em relação á responsabilidade sócio-ambiental torna-se necessário levar em conta os aspectos sociais e educacionais.

Para que o desenvolvimento aconteça e o meio ambiente continue preservado, a solução é utilizar a pesquisa, a tecnologia associada à inovação com qualidade.

Portanto as questões abordadas são temas emergentes.

Dessa forma opresente trabalho tem por objetivo descrever a responsabilidade social como função básica das empresas no terceiro milênio identificando as ações sócio-ambientais no meio ambiente social e educacional desenvolvidas pela empresa Aracruz Celulose nas regiões dos estados onde atua.

A responsabilidade sócio-ambiental na dimensão ecológica além de ser um assunto que tem ocupado espaço na mídia,no ambiente corporativo, político e acadêmico, é importante para o complemento da formação de futuros administradores, que ao gerir as organizações vão lidar com questões ligadas ao meio ambiente.

Outro ponto importante dos objetivos do trabalho é verificar as práticas da responsabilidade sócio-ambiental na empresa Aracruz Celulose, pois com a pesquisa é possível verificar se as práticasda organização são efetivas ou são somente ações de marketing.

O ponto de referência na implantação de programas e políticas de governo e de empresas ao redor do mundo são as discussões sobre o aquecimento global, que desde a ECO-92 no Rio de Janeiro, deu origem ao documento Agenda-21 e posteriormente ao Protocolo de Kyoto no Japão.

Para o desenvolvimento do tema do trabalhofoi selecionada uma empresa do segmento de celulose branqueada de eucalipto, utilizada na fabricação de diversos papéis, denominada Aracruz Celulose S.A.

Os motivos que levaram selecionar a empresa, é que o setor de papel e celulose, parece exercer forte impacto ambiental, seja pela implantação de florestas de espécies não oriundas do meio florestal onde antes era ocupado por floresta...
tracking img